Balanço Geral Curitiba

Confusão em UPA termina: paciente diz ter sido agredido por funcionário

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

9 de outubro de 2019 - 00:00 - Atualizado em 9 de outubro de 2019 - 00:00

Teve confusão na UPA do Boa Vista, em Curitiba. Um Paciente diz ter sido agredido por um funcionário. A situação terminou em uma delegacia da capital. Confira!

NOTA: A Secretaria Municipal da Saúde lamenta a ocorrência. De acordo com o relato do funcionário, o paciente o agrediu. Os fatos serão apurados e todas as medidas cabíveis serão tomadas. Tanto o funcionário, como o paciente (após o atendimento), foram para a Delegacia para registrar boletim de ocorrência. O funcionário ficou com o dedo machucado e está afastado por licença médica.

Em relação ao atendimento do paciente, na avaliação de risco, em que se realiza a análise de priorização de atendimento na UPA, ele foi classificado como “amarelo”. Seguindo protocolos internacionais de atendimento de urgência e emergência, pacientes dessa faixa de risco podem aguardar até 60 minutos para atendimento. Os pacientes “amarelos” têm prioridade sobre os classificados como azul e verde, mas não sobre os vermelhos e laranja, que são mais urgentes e precisam ser atendidos antes. O paciente foi atendido em 37 minutos, após a sua classificação, antes do tempo preconizado para a faixa amarela, portanto. NOTA: Não é verdade que o paciente aguarda na fila de cirurgia em Curitiba há 6 anos. Ele foi consultado na unidade de saúde em 27/4/18 e encaminhado já no mês seguinte para consulta com especialista no Hospital Santa Casa. De acordo com o Hospital Santa Casa, o paciente realizou exames em janeiro deste ano e deveria ter retornado ao hospital já na sequência para agendar o seu pré-operatório. Mas o paciente não retornou. Ontem, após procurar a UPA, numa situação de urgência, o paciente foi atendido e medicado. Por conta de critérios clínicos do caso, verificados anteriormente e no atendimento da UPA, o paciente está priorizado para realização da cirurgia, mas é necessário que compareça ao prestador de serviço. A Secretaria Municipal da Saúde está realizando um novo agendamento para a próxima sexta-feira.

Veja também:

Atirador de Curitiba tinha arsenal e quase 300 munições em casa – http://bit.ly/2orWkxh

FGTS: Caixa paga até R$ 500 para nascidos de setembro a dezembro – http://bit.ly/2Vzdfdy

Siga o Balanço Geral Curitiba:

FACEBOOK – http://bit.ly/2wYKsUb

INSTAGRAM – http://bit.ly/2Km59lN

#Curitiba #BGCuritiba #RICMais