Tecnologia

Tecnologia 5G: inovação disruptiva para a nossa comunicação

Será que ela fará muita diferença em nossas vidas? Quanto tempo levará para que esta tecnologia seja implantada em todo o país?

Tecnologia 5G: inovação disruptiva para a nossa comunicação
Tecnologia 5G: inovação disruptiva para a nossa comunicação (Foto: Pixabay)

23 de novembro de 2021 - 10:36 - Atualizado em 23 de novembro de 2021 - 10:36

A tecnologia provoca evoluções e mudanças de comportamento. E, uma das mais atuais é a tecnologia 5G, ou seja, a próxima geração de rede de internet móvel. O tema ganhou destaque nos noticiários das últimas semanas, quando houve o leilão da 5G.

Por ser a evolução das gerações anteriores – 3G e 4G, promete ser uma divisora de águas ao trazer mais velocidade de conexão, cobertura mais ampla, mais estabilidade e ainda revolucionar a chamada Internet das Coisas.

Da mesma forma como deve impactar, se torna mais cara e onerosa. O leilão dessa tecnologia rendeu R$ 4,8 bilhões aos cofres do governo e mais de R$ 47 bilhões serão investidos pelas empresas na tentativa de garantir as promessas da implantação desta tecnologia, como a ampliação da rede de 4G em trechos de rodovias e a extensão da transmissão óptica nos municípios brasileiros.

Mas alguns questionamentos podem ser feitos: será que ela fará muita diferença em nossas vidas? Quanto tempo levará para que esta tecnologia seja implantada em todo o país?

Como o Brasil se trata de um país continental, é preciso ter cautela no entusiasmo. Como já é de se esperar, a 5G deve ser implantada de forma inicial nas capitais brasileiras e, daí sim, avançará pelas metrópoles e demais municípios. É impreciso citarmos prazos, mas é natural que se espere certa morosidade.

Porém, uma vez implantada, a tecnologia poderá fazer maravilhas! E, quando falamos em meios de comunicação, como o GRUPO RIC, este movimento promete ser disruptivo. Isso porque nossos canais e meios já estão adaptados a uma tecnologia #friendly, ou seja, amigável, de fácil navegabilidade e sempre considerando uma ótima experiência para os usuários.

Nosso negócio se consome de forma digital e todas as inovações implantadas pelo GRUPO RIC consideram esse novo momento tecnológico, facilitando o uso e trazendo conteúdos streamings de baixo custo para os usuários. É uma transformação definitiva.

E, quando falamos em impactos, a Internet of Things (IoT), ou Internet das Coisas, é o que já está e promete revolucionar ainda mais o mercado. Apesar da pandemia ter acelerado certos lançamentos, as atividades cotidianas estarão cada vez mais conectadas. Será cada vez mais acessível comandar equipamentos antes de chegar em casa, acender lâmpadas por comando de voz, colocar a roupa para lavar com programações virtuais.

Em outros setores, como o agronegócio, a tecnologia também poderá revolucionar a forma de gerir grandes propriedades rurais; assim como a evolução da telemedicina, com o avanço de cirurgias feitas por robôs conectados à rede. Na área da educação, o mesmo impacto se aplica, de forma colaborativa e cada vez mais envolvente.

É empolgante pensar nisso e na facilidade que pode ser garantida com a rede 5G, mas não pense que será muito rápido. É um custo alto para os investidores e muitos desafios ainda os esperam, especialmente considerando a extensão territorial do Brasil.

Porém, é inegável que se trata de um enorme avanço e nós, do GRUPO RIC, sempre na vanguarda das inovações, estamos preparados e cada vez mais conectados para levar conteúdos, informação, entretenimento e experiências onde você estiver. Um bom exemplo é o novo site do Grupo, lançado recentemente e que já considera todas estas inovações. 

Quer saber mais? Acesse: https://gruporic.com.br/.