Curitiba começou a testar nesta quarta-feira (22) uma luminária pública inteligente com antena 5G integrada. A capital paranaense é a primeira cidade do mundo a receber a nova tecnologia de redes móveis, que faz parte do programa Conecta 5G.

Conforme a administração municipal, a quinta geração das redes móveis trará benefícios para população e empresas. O programa é um parceria entre a Prefeitura de Curitiba, Ministério das Comunicações e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A luminária, que na prática funcionará como um hub de serviços, foi instalada na Avenida Cândido de Abreu esquina com Rua Lysimaco Ferreira da Costa, ao lado da Prefeitura, no Centro Cívico.

A tecnologia que começa a ser testada em Curitiba transforma as lâmpadas de iluminação pública em antenas de celular que espalham como wi-fi o sinal do 5G. O equipamento ainda tem outras funcionalidades voltadas para cidades inteligentes, como câmeras de videomonitoramento, telegestão, reconhecimento facial, gestão semafórica e sensor de ruído.

Teste

Nessa fase de testes, a luminária inteligente oferecerá a rede 5G para conexões entre equipamentos urbanos, como semáforos inteligentes, e aplicações empresariais. A população não terá acesso ao sinal 5G, mas poderá usufruir de uma internet de alta qualidade, a partir da rede instalada também no equipamento e serviço fornecido pela Ligga Telecom.

Como a gestão da iluminação pública é municipal, as prefeituras poderão inclusive gerar receitas acessórias, alugando suas antenas, dentro das luminárias, para as operadoras de telefonia móvel. Além disso, com a integração das antenas 5G às luminárias inteligentes, as cidades poderão criar sua própria infraestrutura de redes 5G e ainda oferecer conectividade rápida para a população.

De acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, iniciativas como o Conecta 5G vão ajudar a antecipar a implantação da quinta geração das redes móveis no país, pois as cidades que iam receber o 5G em 2027 ou 2028 poderão se antecipar e adquirir as luminárias inteligentes com as antenas.

“A gente está pronto para uma revolução. É muito emocionante para mim saber que nos próximos meses a gente vai ter o 5G funcionando. É nossa missão deixar o Brasil conectado”, disse ele.

O ministro anunciou ainda que Curitiba e outras grandes cidades brasileiras têm prioridade na instalação da infraestrutura 5G pelas operadoras de telefonia e que o serviço começará a ser oferecido na capital em agosto.

Mais cidades

Os testes do projeto-piloto serão realizados em várias faixas da tecnologia 5G, como as de 27.5 e 27.9 GHz (gigahertz) que serão avaliadas em Curitiba, mais próximas da necessidade do setor produtivo, em especial a indústria 4.0. A luminária foi desenvolvida pelas empresas Nokia e Juganu e utiliza a tecnologia de chipset da Qualcomm.

O Conecta 5G inicia em Curitiba e também será implantado em 13 outras cidades brasileiras:

  • Maceió (AL)
  • Juiz de Fora (MG)
  • Ceará-Mirim (RN)
  • Petrolina (PE)
  • Araguaína (TO)
  • Jaraguá do Sul (SC)
  • Picos (PI)
  • Sorocaba (SP)
  • Paraipaba (CE)
  • Pato Branco (PR)
  • Foz do Iguaçu (PR)
  • Parauapebas (PA)
  • Canaã dos Carajás (PA)

22 jun 2022, às 19h17.
Mostrar próximo post
Carregando