Notícias

Outlook e Gmail: compare os dois e conheça funções pouco usadas

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

3 de fevereiro de 2017 - 00:00 - Atualizado em 3 de fevereiro de 2017 - 00:00

Foto: Pixabay

Os dois serviços possuem diversas semelhanças mas se diferenciam em aspectos importantes

Por mais de 10 anos o domínio do mercado de email gratuito foi da Hotmail, mas quando a Google chegou realmente fez a diferença e ganhou diversos fãs. E qual seria o melhor dos dois, Outlook ou Gmail? Entenda as principais diferenças entre os dois. 

Semelhanças

Alguns serviços extras oferecidos para quem tem conta Gmail e Outlook são iguais. O armazenamento de arquivos na nuvem está presente nas duas empresas: Google Drive para os usuários do Google e OneDrive para os usuários da Outlook.

Outros serviços semelhantes entre as duas empresas são:

– Bate-papo – Skype para usuário Hotmail e Hangout para o Gmail;
– Agenda eletrônica;
– Notícias dos principais portais do Brasil;
– Rede social para compartilhar informações entre os usuários, com perfil com foto;
– Armazenamento de imagens na nuvem diretamente do celular.

Leia mais
Whatsapp mostrará sua localização aos seus amigos em tempo real

As vantagens da conta Gmail

Além de o layout ser diferenciado nos dois tipos de conta, existem outras diferenças quando se trata dos serviços extras além do envio de mensagens por email. Os serviços em anexo das contas Gmail são diferenciados e bem mais numerosos

O Google Play é um dos diferenciais para quem tem conta da Google. Ele é um aplicativo para salvar e listar músicas preferidas para tocar em seu celular com conta Google ou no computador também.

A Google Agenda é um pouco diferente do modelo da Outlook. Ela pode ser compartilhada entre outros usuários e alterada de acordo com as necessidades das pessoas que estão no compartilhamento e privilégios dados. A versão Outlook é individual.

Outro serviço exclusivo da Google é o Google Docs. O usuário pode criar planilhas alteráveis ou documentos de texto para salvar em sua nuvem ou compartilhar com outros usuários. O Outlook possui o Office mas não funciona com a mesma velocidade porque é mais pesado o carregamento.

As vantagens da conta Outlook

Com todas vantagens do Gmail, o Outlook não sai na frente em nada? Na verdade sai, sim. Um dos seus diferenciais é o seu serviço Skype. O aplicativo pode ser instalado no celular ou usado no computador para chamadas telefônicas usando a internet ou crédito, como se fosse um serviço telefônico

A Google possui a sua versão chamada Hangout mas não funciona da mesma forma e com tanta eficiência.

Os usuários Outlook também possuem a possibilidade de agendar tarefas, como deixar email para enviar depois (com data pré-definida), envio de avisos por email e agendamento mensagens de férias para quem enviar uma mensagem.

Outlook ou Gmail: Qual o melhor?

Escolher qual o melhor serviço de email e conta virtual da internet depende do que cada usuário necessita. Uma empresa pode oferecer uma infinidade de serviços que acabam não sendo usados pelo dono da conta. Então realmente não adianta possui uma infinidade de aplicativos quando eles não serão usados.

Quando se trata de envio de email, os dois tipos de conta gratuita são semelhantes e considerados os melhores do mercado. Mas se o usuário procura por serviços extras, a quantidade de opções da Google realmente é maior

Existe outro ponto a ser levado em consideração: integração com o celular. A Google está presente obrigatoriamente em todos os celulares com sistema operacional Android, que representa uma maior fatia no mercado.

A conta Outlook é obrigatória em smarthphones e tablets da Microsoft. Possuem um bom número de aparelhos vendidos, mas ainda não são maioria.