Notícias

Biarticulados terão conexão wi-fi grátis e carregadores de celular

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

7 de novembro de 2016 - 00:00 - Atualizado em 7 de novembro de 2016 - 00:00

A previsão é de seis meses para avaliação final do desempenho. (Foto: Everson Bressan/SMCS)

A novidade está disponível no biarticulado GE 720 da linha Santa Cândida/Capão Raso e faz parte da modernização da frota

Usuários da linha Santa Cândida/Capão Raso têm sido surpreendidos com a possibilidade de carregar o celular e acessar internet grátis dentro do ônibus. A novidade está disponível no biarticulado GE 720 e faz parte da modernização da frota definida na atual gestão com a revisão do manual de especificação que integra o contrato com as empresas operadoras.

O teste está sendo feito a pedido das próprias empresas, uma vez que, quando voltarem a comprar ônibus, estes terão que ter obrigatoriamente os novos acessórios. No GE 720 estão instalados dois modens para acesso à internet e 37 tomadas com entrada USB.

Iniciado em setembro, o teste tem registrado, em média, 40 acessos à internet por viagem. Os equipamentos foram instalados em setembro. A previsão é de seis meses para avaliação final do desempenho.

Não há qualquer custo para o Município ou para o usuário do transporte coletivo. A tecnologia utilizada é cedida pela empresa Plenatec, de Caxias do Sul, polo de produção de carrocerias de ônibus. A qualidade do sinal e desempenho dos equipamentos são acompanhados pela Urbs e, na sequência, serão avaliados por uma equipe da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O número de tomadas USB será variável de acordo com o tipo de ônibus e será definido na planta da carroceria, submetida à aprovação da Urbs quando o veículo é encomendado na montadora.

Além dos ônibus, o usuário do transporte coletivo também terá acesso gratuito à internet nos terminais. O serviço foi disponibilizado em setembro no Terminal Capão Raso e estará em outros cinco terminais até o fim deste ano. O cronograma elaborado na atual gestão prevê a disponibilização de wi- fi em todos os terminais nos primeiros meses do ano que vem.