Por Joey Roulette

WASHINGTON (Reuters) – O negócio de satélites da Amazon, a rede Starlink da SpaceX e outras empresas de satélites ganharam nesta quarta-feira (20) um contrato de 278,5 milhões da Nasa para projetos de comunicações no espaço enquanto a agência espacial dos EUA planeja trocar sua atual rede de satélites em órbita por sistemas privados.

O projeto Kuiper da Amazon, uma rede planejada de mais de 3.000 satélites para transmitir internet de banda larga para regiões remotas, ganhou 67 milhões de dólares, enquanto o empreendimento Starlink da SpaceX, uma rede de internet por satélite maior com cerca de 2.000 satélites, recebeu 70 milhões.

A Nasa usa seu sistema para se comunicar com naves espaciais em órbita, como a cápsula Crew Dragon da SpaceX, quando transporta astronautas para a Estação Espacial Internacional. Espera-se que cada empresa conclua o desenvolvimento e as demonstrações de seus satélites até 2025, disse a Nasa.

Os outros premiados incluem Inmarsat, SES, Telesat e ViaSat. A concorrência é acirrada principalmente entre SpaceX, Amazon e Telesat de Elon Musk para fornecer internet de banda larga a partir do espaço, um empreendimento comercial caro que pode gerar bilhões em receita quando estiver totalmente operacional, dizem analistas.

20 abr 2022, às 20h15. Atualizado às 21h33.

No Ar

RIC Notícias Tarde

As notícias mais curiosas e importantes do Paraná e do Brasil, de segunda a sexta-feira, com Manuella Niclewicz e Bruno Previdi.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
  • 22h20 RIC Notícias Noite
Mostrar próximo post
Carregando