Tecnologia

Alphabet retomará Google Notícias na Espanha após governo alterar regras

Reuters
Reuters
Alphabet retomará Google Notícias na Espanha após governo alterar regras
.

3 de novembro de 2021 - 12:04 - Atualizado em 3 de novembro de 2021 - 12:05

Por Inti Landauro e Emma Pinedo

MADRI (Reuters) – A Alphabet planeja retomar o serviço Google News na Espanha no início do ano que vem, depois que o governo aprovou uma nova legislação que permite que os meios de comunicação negociem diretamente com a gigante da tecnologia, disse a empresa na quarta-feira.

O serviço foi encerrado em 2014 depois que o governo aprovou uma regra que obrigava a Alphabet e outros agregadores de notícias a pagar uma taxa de licenciamento coletiva para republicar manchetes ou fragmentos de notícias.

“A partir do início do próximo ano, o Google Notícias fornecerá links para notícias úteis e relevantes”, escreveu Fuencisla Clemares, gerente de país do Google Espanha.

“Nos próximos meses, trabalharemos com as editoras para chegar a acordos que cubram seus direitos sob a nova lei”, acrescentou. O governo espanhol aprovou na terça-feira uma regra de direitos autorais da União Europeia que permite que plataformas de notícias online de terceiros negociem diretamente com provedores de conteúdo.

A legislação da UE, que deve ser adotada por todos os estados membros do bloco, exige que plataformas como Google, Facebook e outros compartilhem a receita com os editores, mas também remove a taxa coletiva e permite que eles cheguem a acordos individuais ou em grupo com os editores.

Arsenio Escolar, presidente da associação de editores CLABE, que agrupa cerca de 1.000 veículos de notícias principalmente online, incluindo marcas digitais líderes como El Espanol e Eldiario.es, disse estar satisfeito com a nova legislação.

A associação de mídia AMI, que representa principalmente a velha guarda da mídia tradicional e era a favor da manutenção do sistema anterior, não quis comentar a decisão do governo.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHA20TJ-BASEIMAGE