Tecnologia

5G chega ao Brasil; saiba em quais regiões o serviço estará disponível

Para que os brasileiros tenham aceso ao 5G é necessário ver se a operadora oferece o serviço e estar dentro da área de cobertura

Carol
Carol Machado / Produtora Jr Com informações do R7 e Agência Brasil
5G chega ao Brasil; saiba em quais regiões o serviço estará disponível
5G chega ao Brasil; saiba em quais regiões o serviço estará disponível (Foto:Reuter/Gonzalo Fuentes)

6 de julho de 2022 - 10:34 - Atualizado em 6 de julho de 2022 - 10:35

A partir desta quarta-feira (6), as empresas de telefonia já podem ativar a internet 5G. De acordo com a
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a primeira cidade do Brasil a ter o serviço de internet 5G será Brasília, que serve de piloto para os processos de liberação nas demais capitais por já contar com as condições operacionais necessárias.

O 5G oferece uma velocidade média de 1 Gigabit (gbps), sendo superior ao sinal 4G. A primeira operadora a disponibilizar o serviço na cidade será a TIM.  A tecnologia 5G deve chegar as demais capitais do país até o dia 29 de setembro. Nas outras cidades, o cronograma previsto será mantido, com implementação gradual até 2029.

Como ter acesso ao 5G?

Para que os brasileiros tenham aceso ao 5G é necessário ver se a operadora oferece o serviço e estar dentro da área de cobertura. A Anatel divulgou uma lista de celulares homologados para o sinal do 5G.

De acordo com a Anatel, é necessário que o consumidor fique atento na hora de comprar o aparelho para verificar se há conexão 5G no aparelho. Segundo a Anatel, o consumidor deve verificar o código de homologação estampado no chassi (ou no manual do produto) e consultar a sua operadora sobre a compatibilidade do produto à rede.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui