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Você sabia que Curitiba tem um serviço de esclarecimento de dúvidas da Língua Portuguesa?

Serviço existe desde 1985 e já tirou 1,6 milhão de dúvidas dos curitibanos.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da Prefeitura de Curitiba
Você sabia que Curitiba tem um serviço de esclarecimento de dúvidas da Língua Portuguesa?

26 de fevereiro de 2021 - 20:47 - Atualizado em 26 de fevereiro de 2021 - 20:47

A crase continua como campeã de dúvidas dos curitibanos que procuram o Telegramática. Criado em 1985, o serviço da Prefeitura de Curitiba esclarece a população sobre o uso da Língua Portuguesa.

O serviço completa 36 anos de existência com quase 1,6 milhão de atendimentos, entre perguntas sobre ortografia, verbos, pontuação e acentuação.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que os consultores do Telegramática contam com um acervo para consulta de centenas de livros, entre gramáticas e dicionários de sinônimos e antônimos, etimologia, folclore, linguística e regência, além de publicações sobre administração, finanças, moda, informática, telecomunicações, assuntos jurídicos e outros idiomas.

A servidora Rosana Wippel relata que, além da crase, estão no topo da lista de dúvidas o uso do hífen e as mudanças que vieram com o acordo ortográfico, resultante de um tratado internacional com objetivo de criar uma ortografia unificada para o português.

“Percebemos que a população sente dificuldade com algumas mudanças do acordo, como o hífen, e a acentuação. Casos de concordância verbal também são comuns nos telefonemas que recebemos”, comenta Anderson Evaristo, também consultor do serviço.

Na ponta da linha

Desde fevereiro de 1985, o Telegramática recebeu mais de 1,5 milhão de consultas. Somente no ano passado, foram esclarecidas 7.790 dúvidas de 3,3 mil pessoas pelo serviço de tira-dúvidas da Prefeitura.

Apesar de hoje o sistema oferecer o envio das perguntas por e-mail, a maioria das pessoas ainda prefere o contato telefônico.

“Há pessoas que nos procuram há anos, é como se nos conhecessem. Lembro até de uma senhora que nos ligou para ler um poema”, conta Rosana.

Segundo a servidora, os públicos que mais procuram o Telegramática são revisores e advogados, além de estudantes.

As dúvidas sobre a Língua Portuguesa não vêm apenas dos moradores de Curitiba, mas também há registros de ligações de outros estados.

Mantido pela Secretaria Municipal da Educação, o Telegramática de Curitiba foi um dos primeiros serviços do gênero no país. Inspirado no Grammarphone, que era um serviço de tira-dúvidas à língua inglesa implantado na cidade de Arkansas (EUA), em 1979, a versão curitibana se tornou realidade em 1985, por meio de parceria da Prefeitura com a Telepar (então a companhia estatal de telefonia fixa).

Serviço: Telegramática

Contato: (41) 3218-2425
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

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