Serviços

Quebra de equipamento leva a cancelamentos de vôos no aeroporto Afonso Pena

19 voos foram cancelados e 10 precisaram ser alternados para outras cidades

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais Com informações da repórter Thais Camargo, da RIC Record TV Curitiba e supervisão de Giselle Ulbrich
Quebra de equipamento leva a cancelamentos de vôos no aeroporto Afonso Pena
(Imagem: Reprodução/RN)

24 de setembro de 2021 - 22:24 - Atualizado em 24 de setembro de 2021 - 22:24

Um dos equipamentos fundamentais para as operações de voo do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, está há mais de um mês sem funcionar. O sistema de pouso ou aterragem de aeronaves, mais conhecido como ILS, orienta os pilotos em dias de mau tempo. E a falta desta ferramenta está causando uma série de cancelamentos das viagens.

Segundo a Infraero, no dia 14 de agosto raios danificaram os componentes do sistema. O conserto depende da chegada das peças importadas. A expectativa é de que este reparo ocorra até outubro.

Em entrevista à RIC Record TV, o instrutor de voo, Ariel Morilhas Corrêa da Costa, falou da importância dessa ferramenta.

“Esse instrumento especificamente vai fazer ele me guiar, tanto lateralmente quanto verticalmente até a pista com segurança, ou seja, ele trás a aeronave até o chão de acordo com os parâmetros que a gente tem dentro do painel da aeronave.”

contou o instrutor.

Caso o ILS não funcione, a aeronave irá arremeter, ou seja, seguir para outra localidade ou ficar em espera até que o clima de Curitiba melhore e o pouso seja seguro.

Em nota, a companhia aérea Azul destaca que sem o equipamento as condições de pouso em mau tempo ficam limitadas, o que acaba gerando atrasos e cancelamentos de voos, mas não interfere na segurança operacional.

Segundo informações da Latam, de 14 de agosto a 21 de setembro a empresa teve 19 voos cancelados e 10 precisaram ser alternados para outras cidades por conta do problema.