Cotidiano

Curitiba lança programação do Natal 2021

Entre as atrações estão o tradicional ‘Natal no Palácio Avenida’ e até voos de balão no Jardim Botânico

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Curitiba lança programação do Natal 2021
Foto: Daniel Castellano

25 de outubro de 2021 - 16:19 - Atualizado em 25 de outubro de 2021 - 18:34

A Prefeitura de Curitiba lançou nesta segunda-feira (25) a programação para o Natal de 2021. Com o tema ‘A gratidão vai iluminar a cidade”, a partir do dia 18 de novembro, o município irá oferecer inúmeras atrações gratuitas de fim de ano para moradores e turistas. (Veja abaixo as atrações principais)

Serão 53 dias de atrações da Prefeitura e da iniciativa privada, entre autos, circuitos natalinos de carro, recitais de ópera, voos de balão, concertos, exposições, feiras temáticas, aulas-shows gastronômicas e até experiências olfativas. Além disso, cerca de 30 árvores de Natal e várias Estrelas de Belém estarão espalhadas pela cidade para iluminar ainda mais a capital. 

A maioria das atrações se encerra no dia 30 de dezembro, mas a decoração poderá ser apreciada até 9 de janeiro. 

O evento de lançamento do Natal Curitiba 2021 contou a presença do prefeito Rafael Greca, da primeira-dama Margarita Sansone e teve apresentações para todos já irem entrando no clima natalino. Veja:

Veja as principais atrações:

Palácio Avenida 

Para celebrar com segurança, em dezembro , o Natal do Palácio Avenida estreia a decoração especial e o espetáculo de luz e som gravado. Já no dia 18 de dezembro, ocorre uma única apresentação por streaming do espetáculo tema ‘O Segredo das Janelas, o Natal da Esperança’. 

  • Datas: 01/12 a 06/12
  • Dia 18/12 Apresentação única pelo Youtube do Bradesco 

Passeio Público

O Passeio Público irá receber o auto de Natal na Ilha dos Poetas nos fins de semana, o drive-thru Caminho de Luz, decoração especial com árvore de Natal de 11 metros, portais iluminados e feirinha gastronômica. Também haverá exibição de filmes e apresentações de concertos no Coreto Digital. Para fazer o circuito de carro, haverá agendamento online e número limitado de vagas. Tudo gratuito. 

  • Datas: 21/11 a 30/12
  • Decoração: até 9/01

Parque Náutico 

O circuito de Natal de carro no parque do Boqueirão vai se espalhar por 1,5 Km e reunirá estações com atrações de presépio vivo, anjos de luz, árvore de Natal de 22 metros, além de pórticos, passarelas e torres. O caminho de luz do parque irá margear o lago. Para fazer o circuito de carro, haverá agendamento online e número limitado de vagas. Tudo gratuito. 

  • Datas: 21/11 a 30/12
  • Decoração: até 9/01

Parque Tanguá

O Oratório de Natal Curitibano será uma superproteção a céu aberto da Fundação Cultural de Curitiba e reunirá 30 atores, cantores e bailarinos, que tomarão conta do Parque Tanguá, no bairro Taboão, para contar a história do nascimento de Jesus. Além de acompanhar as belas apresentações do auto, quem for ao Parque Tanguá não pode deixar de apreciar a decoração cênica que toma conta do espaço da Prefeitura com árvores de natal de 18 metros de altura e iluminação do Belvedere, marca registrada do local. Para assistir ao espetáculo, haverá agendamento on-line e número limitado de vagas. Tudo gratuito.

  • Datas 21, 22 e 23/12
  • Decoração até 09/01

Parque Barigui

O espetáculo natalino drive-thru  irá começar no Portal de Acesso (com entrada pela BR-277) e seguirá por um circuito de 1,4 Km até a rua Cândido Hartmann. Durante o percurso várias atrações poderão ser acompanhadas de carro, como Banda de Noéis, Anunciação do Senhor pelo Anjo Gabriel à Maria e Santo Presépio, entre outros. Para fazer o circuito de carro, haverá agendamento online e número limitado de vagas. Tudo gratuito. 

  • Datas: 21/11 a 30/12
  • Decoração: até 9/01

Memorial Paranista 

O Memorial Paranista receberá a Ópera da Cura, inspirada na obra ‘Amahl e os Visitantes da Noite’ (O primeiro milagre do menino Jesus), de Gian Carlo Menotti. Para assistir aos concertos de ópera, haverá agendamento online e número limitado de vagas. Tudo gratuito. 

  • Datas: 13/12 a 19/12
  • Decoração: até 9/01

Largo da Ordem

O Largo da Ordem foi pensado nos detalhes. Com direito a árvore da vida de 1 metro, com 5 mil vasinho de sálvias, bem como guirlandas gigantes e estrelas de Belém que irão valorizar as fachadas de prédios históricos, como o Palacete Wolf, o Solar do Rosário, a Igreja do Rosário, a igreja da Ordem, a casa Hoffmann e o Palácio Garibaldi. Outras duas árvores de Natal de luz irão embelezar ainda mais o Memorial de Curitiba, que receberá concertos e espetáculos do Pavilhão Ético e a Praça João Cândido, onde está o Palácio Belvedere. Tudo gratuito.

  • Datas: de 18/11 a 09/01

Feiras Especiais de Natal

As feiras especiais das praças Osório e Santos Andrade irão comercializar produtos natalinos e sugestões de presentes. As mais de 50 barraquinhas ganharam uma decoração especial de fim de ano.

  • Datas: de 19/11 a 23/12

Jardim Botânico

Além da estufa com contornos luminosos, trilhas sonoras de Natal pelo Jardim Francês e árvore de Natal ‘viva’ de 11 metro de altura, o Jardim Botânico receberá um balão que fará voos cativos (preso ao solo) de 40 metros. Haverá agendamento online e número limitado de vagas. Tudo gratuito. 

  • Datas: 21/11 a 9/01
  • Decoração: 9/01

Rua XV de Novembro

Mantos de luz irão cobrir de ponta a ponta o calçadão, que ainda ganhará mensagens de luz e caixas de presente gigantes, ricamente decoradas e com experiências olfativas. Sobre o chafariz estará a ‘Árvore Vida’ de 11 metros de altura e 5 mil vasinhos de sálvias. 

  • Datas: 22/11 a 9/01

Jardinete Heitor Gurgel do Amaral Valente Netto

Localizado na rua Mario Tourinho, no bairro Campina do Siqueira, o jardinete será totalmente decorado, inclusive, com uma escultura iluminada de 10 metros. 

  • Data: 21/11 a 9/01

Mercado Municipal

A Vila de Natal chega neste ano ao Mercado Municipal, no Centro. Além da decoração natalina com uma árvore de Natal com mensagens festivas, o mercado irá receber a Casa do Papai Noel com realidade aumentada, maquete de pão de mel com projeção de luz, contações de história e aulas-show com chefs renomados transmitidas ao vivo nas redes sociais. Tudo gratuito. A Vila ainda contará com ações de responsabilidade social: de uma urna em forma de presente, os visitantes poderão retirar cartas de crianças em situação de vulnerabilidade para realizar seus desejos de Natal.

  • Datas: de 21/11 a 24/12
  • Decoração até 9/1

Praça Santos Andrade

Além da feira especial de Natal, a Praça Santos Andrade, no Centro, ganhará a partir do dia 24 de novembro uma decoração natalina inteligente, interativa e sustentável. Tudo gratuito.

Datas: de 24/11 a 23/12

A Caravana – O Desfile Mágico do Natal

Com saída do shopping Pátio Batel, A Caravana – O Desfile Mágico do Natal 2021 terá veículos ricamente decorados e artistas com alegorias que percorrerão mais de 140 km por Curitiba, com paradas em cerca de 30 instituições, como hospitais, orfanatos e asilos. Serão sete dias de encantamento e muita alegria natalina por sete rotas diferentes pela cidade. Grátis.

  • Datas: de 6/12 a 12/12

Espetáculos no restaurante Família Madalosso

Além da decoração especial no portal de Santa Felicidade, canções natalinas serão interpretadas nas janelas do Restaurante Família Madalosso, com artistas caracterizados para alegrar toda a família. Como no ano passado, o espetáculo será drive-in, com o público assistindo dentro do carro. Serão 17 dias de apresentações. Haverá agendamento on-line e número limitado de vagas. Tudo gratuito.

  • Datas: De 28/11 a 23/12.
  • Decoração até 09/01

24º Nataleluia da primeira Igreja Batista

O espetáculo Nataleluia da Primeira Igreja Batista de Curitiba terá como tema em 2021 Um Lugar para Nascer e irá ocorrer nos dias 21, 22, 23 e 25 de dezembro. Ingresso: um quilo de alimento.

  • Datas: 21, 22, 23 e 25/12

Auto de Natal Brasileiro nas regionais

Cada uma das dez Ruas da Cidadania da Prefeitura ganhará decoração especial, composta pela tradicional árvore de Natal e rosácea de luz, dando mais cor e luz aos espaços. Além disso, a partir do dia 22 de novembro, será encenado o Auto de Natal Brasileiro com representações teatrais e repertório musical tradicional natalino, além de alguns toques brasileiros, para celebrar o nascimento de Jesus. Tudo gratuito.

  • Datas: a partir do dia 22/11 até 7/12.
  • Decoração até 9/1

O agendamento online para assistir ou participar de algumas atrações começa no dia 5 de novembro no site do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021.