Serviços

Benefícios de ser mesário nas eleições: conheça todos

O mesário voluntário conta com uma série de vantagens como horas complementares, desempate em concursos públicos e dias de folga no trabalho.

Carol
Carol Machado em parceria com Carolinne Moraes
Benefícios de ser mesário nas eleições: conheça todos
Mesário voluntário: conheça os benefícios de fazer parte do programa (Foto: Agência Brasil)

16 de setembro de 2020 - 16:30 - Atualizado em 16 de setembro de 2020 - 16:40

Nos últimos anos, mais da metade dos mesários foram voluntários. Trabalhar nas eleições tem uma série de vantagens. Se você foi convocado e não quer ir, ou está pensando em ser um mesário voluntário este ano, confira aqui todos os benefícios de ser mesário

Benefícios de ser mesário voluntário

Quando se fala em trabalhar nas eleições, pouca gente lembra que existem diversos benefícios de ser mesário voluntário. Entre as vantagens de atuar como mesário está o direito a dois dias de folga no trabalho, ou quatro dias de folga para quem participar do treinamento.

Além disso, a atuação servirá como critério de desempate em concursos públicos. Outro benefício é destinado ao mesário universitário, que terá direito ainda à trinta horas complementares de crédito na grade extracurricular.

Confira todos os benefícios de ser mesário:

  • Ato de cidadania: contribuir para o processo eleitoral democrático;
  • Aprendizado: aquisição de novos conhecimentos;
  • Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral;
  • Auxílio-alimentação para o dia da eleição;
  • Créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais;
  • Isenção de taxa de inscrição em concurso público estadual;
  • Vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral;
  • Vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital.
beneficios de ser mesario
Benefícios de ser mesário voluntário (Imagem: TRE-PR)

Segundo o tribunal superior do trabalho, quem foi convocado para ser mesário possui direitos que devem ser observados e respeitados pelos patrões.

Aproximadamente 2 milhões de brasileiros foram convocados para trabalhar como mesários nas eleições 2020. Boa parte dessas pessoas está regularmente empregada e, ao ser chamada pela Justiça Eleitoral, passa a contar com os benefícios de ser mesário previstos na Lei Eleitoral.

O que é mesário voluntário?

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o programa Mesário Voluntário foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos. Considerando a importância do tema, a Justiça Eleitoral realiza, desde 2004, ações nesse sentido.

O projeto é focado na ampliação do número de mesários voluntários, de forma consciente e espontânea ao TRE. Os interessados podem ser universitários ou não, devendo ser qualificados e aptos a desempenhar suas atribuições no dia da eleição.

Quem opta por ser um mesário voluntário nas eleições, tem a oportunidade de participar de forma mais ativa no processo eleitoral, contribuindo de maneira direta para a democracia do país.

Direitos dos mesários

O mesário voluntário não é remunerado. No entanto, além dos benefícios de ser mesário já mencionados, ele receberá auxílio-alimentação por dia trabalhado, no valor máximo de R$ 40 (quarenta reais) para as eleições de 2020.

Como ser um mesário voluntário?

Está pensando em ser um mesário voluntário nas eleições? Para isso basta realizar um cadastro no site do TRE-PR ou ir pessoalmente ao cartório eleitoral em que estiver escrito.

Devido a pandemia causada pelo coronavírus, todos os mesários das eleições 2020 contarão com equipamento de proteção e materiais para esterilização.

Reprodução: Justiça Eleitoral

Para mais esclarecimentos sobre o programa ou benefícios de ser mesário nas eleições, entre em contato com a Ouvidoria do TRE pelo e-mail: ouvidoria@tre-pr.jus.br ou pelos telefones (41) 3330-8474 / 3330-8844. O horário de atendimento é das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Saiba mais sobre as eleições 2020 no RIC Mais! Para saber como consultar seu título de eleitor, clique aqui.