Serviços

Aniversário de Curitiba conta com diversas atrações

Nesta segunda-feira (29), dia do aniversário da cidade, o Hino de Curitiba será apresentado pela Camerata Antíqua (às 11h) e pelas crianças e adolescentes do projeto de musicalização MusicaR (às 15h)

Carol
Carol Machado / Produtora da equipe de estágio sob supervisão de Daniela Borsuk com informações da Prefeitura de Curitiba
Aniversário de Curitiba conta com diversas atrações

29 de março de 2021 - 10:06 - Atualizado em 29 de março de 2021 - 10:43

Em 29 de março de 1693, Curitiba, capital do estado do Paraná, era fundada. Agora, já são 328 anos de história da cidade que é considerada modelo de planejamento urbano e qualidade de vida. O aniversário de Curitiba neste ano conta com algumas atrações.

“Para marcar os 328 anos da cidade neste momento de isolamento gerado pela pandemia da covid-19, a Secretaria Municipal da Educação preparou eventos on-line e entregas de algumas novidades que serão usufruídas quando isso for possível, como as hortas e os faróis itinerantes”

Conta a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Esta segunda-feira (29), dia do aniversário da cidade, marca também os 25 anos da Casa Encantada do Bosque Alemão, tradicional espaço de contação de histórias. Para celebrar a data, um evento on-line, às 15h, vai lançar um concurso literário para os estudantes da rede municipal de ensino.

A exposição fotográfica virtual Curitiba do Amanhecer ao Anoitecer, do fotógrafo Daniel Castellano, está entre as nove atrações culturais programadas pela Prefeitura para celebrar os 328 anos de fundação da cidade. A mostra é inédita e pode ser conferida no Facebook da Fundação Cultural de Curitiba e da Capela Santa Maria e no Youtube da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

Como todos os espaços culturais da FCC e do Icac estão fechados por força das medidas sanitárias, a alternativa para o período foi oferecer ao público duas exposições, uma encenação teatral didática de cunho histórico e seis concertos de música erudita e popular. A ideia é que os curitibanos e suas famílias tenham acesso às atrações sem sair de casa, em segurança, sem deixar de comemorar o aniversário da cidade.

Encontro marcado com a luz

Curitiba do Amanhecer ao Anoitecer mostra um pouco do trabalho autoral de Castellano. “São fotos antigas e recentes de araucárias e lugares da cidade resultantes das minhas andanças em busca da luz ideal”, resume o profissional.

Curitibano do bairro Fazendinha, Castellano tem 40 anos e há 15 se dedica profissionalmente à fotografia. Morador do Abranches há 13 anos, foi a partir deste bairro e sua vizinhança que foram produzidas muitas das imagens selecionadas para a mostra.

Para conseguir o resultado, Castellano madruga e não sossega até o fim do dia. Ainda com o céu escuro, sempre com sua Canon 6D Mark II e o drone DJi à tiracolo, vai sozinho em busca de cantos, ruas, árvores e pontos preservados da cidade que possam render imagens com perspectivas inovadoras.

“Procuro locais tranquilos, vazios, onde chego bem antes de amanhecer para planejar o trabalho”, conta Castellano sobre o exercício de paciência e observação que se repete a partir do fim do dia. O resultado está resumido na mostra.

Além disso, também está disponível nas redes sociais da Prefeitura a versão virtual da mostra fotográfica permanente Curitiba, Tempo e Memória, em cartaz no Memorial de Curitiba desde março de 2019. A atração conta, por meio de fotografias antigas e atuais, vídeos e outros recursos tecnológicos, a história da cidade desde a Pré-história. Os canais para visualização são os mesmos.

Concertos

A programação de concertos comemorativos começou neste domingo (28). Para os amantes da música, já está no ar a performance da Camerata Antiqua de Curitiba com o Gradual de São Sebastião, do padre José Maurício Nunes Garcia. O vídeo marcou a abertura da temporada 2021 do grupo musical e é dedicado aos imunizados e recuperados da covid-19.

Outra atração é a Orquestra à Base de Corda toca As Mocinhas da Cidade, da dupla de música caipira Belarmino e Gabriela. Com os convidados Rui Graciano e Soraya Valente, filhos da dupla, o concerto foi entremeado com imagens de apresentações e bailes de época, onde as mocinhas de Curitiba dançavam com seus pares.

Dia de Curitiba e mais

Nesta segunda-feira (29), dia do aniversário da cidade, o Hino de Curitiba será apresentado pela Camerata Antíqua (às 11h) e pelas crianças e adolescentes do projeto de musicalização MusicaR (às 15h).

No final da tarde, às 18h, será exibida uma edição de imagens das apresentações ao vivo do Auto da Fundação de Curitiba. Inspiradas no quadro de De Bona sobre o tema, as apresentações aconteceram até 2019, nas sedes das Administrações Regionais.

A programação cultural será retomada na sexta-feira seguinte (2/4), emendando com as celebrações pascais. Nessa data, às 11h, a Camerata apresentará o concerto Sexta-feira Santa. No domingo (4/4), no mesmo horário, haverá outro, Domingo de Páscoa. Ambas as peças são do compositor italiano Antonio Vivaldi.

Serviço: Curitiba, 328 anos

Programação cultural virtual

Datas: 27 a 29/3, 2 e 4/4
Onde: Facebook da FCC, Facebook da Capela Santa Maria e Youtube