Serviços

Agência do Trabalhador: como procurar vagas de emprego no Paraná?

A Agência do Trabalhador do Paraná atende também por chat online. Os trabalhadores que buscam uma oportunidade de emprego ou empresários que querem cadastrar vagas podem contar com os serviços. 

Carolinne
Carolinne Moraes em parceria com o editor Guilherme Becker
Agência do Trabalhador: como procurar vagas de emprego no Paraná?
Como e onde procurar vagas de emprego no Paraná?

3 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 22 de setembro de 2020 - 15:22

Empresários e trabalhadores do Paraná que ofertam ou buscam vagas de emprego podem contar com a ajuda da Agência do Trabalhador. Apesar de toda a paralização das empresas por causa da pandemia do novo coronavírus, e do atendimento presencial por quase dois meses das agências, são várias as oportunidades no estado para profissionais dos mais diversos níveis de escolaridade.

A Agência do Trabalhador oferece a possibilidade de buscar ou se inscrever em vagas de emprego no Paraná. O departamento contribui para a retomada de renda e recolocação no mercado de trabalho. Mas, como funciona o atendimento? Por onde e como procurar e se candidatar às vagas? O RIC Mais te ajuda!

Agência do Trabalhador: vagas de emprego

Todos os trabalhadores maiores de 16 anos podem usufruir dos serviços oferecidos pela Agência do Trabalhador. Os setores que mais estão contratando são os que possuem maior rotatividade, como supermercados e call centers.

Até o momento, são três opções disponíveis para procurar vagas de emprego:

Agência do Trabalhador pela internet

Através da internet, a Agência do Trabalhador do Paraná oferece um sistema de agendamento no site da Secretaria da Justiça. Para agendar, basta acessar este link, escolher o município onde quer ser atendido, a data e o horário. Depois, é preciso comparecer pessoalmente à Agência mais próxima para consultar as vagas e se inscrever.

Foto: Site Secretaria da Justiça, Família e Trabalho

A lista com todas as vagas disponíveis pode ser conferida no site Emprega Brasil. O trabalhador precisa se cadastrar para visualizar as vagas e, até o momento, infelizmente não é possível se inscrever online. Por isso, é necessário agendar um atendimento na Agência do Trabalhador mais próxima.

As vagas apresentadas no site são do mesmo município de residência do trabalhador. Além disso, é importante lembrar que as oportunidades são exibidas de acordo com o perfil profissional e interesse manifestado no cadastro.

Por aplicativo

Primeiramente, o trabalhador deve baixar o app Sine Fácil através da Google Play (Android) ou Apple Store (iOS). Em seguida, o aplicativo pede para inserir um código. Para ter acesso, é necessário entrar em contato pelo Chat do Trabalhador, disponível no site. Logo após localizar a vaga, a carta de encaminhamento para entrevista é emitida pelo próprio aplicativo, sem necessidade de comparecer à Agência do Trabalhador.

Pessoalmente

Depois de identificar a Agência do Trabalhador mais próxima, é preciso fazer o agendamento pela internet e ir pessoalmente com a Carteira de Trabalho (CTPS), Carteira de Identidade (RG) e CPF. Caso o trabalhador não seja cadastrado, o profissional da Agência realiza o cadastro e através dele consulta as vagas que mais combinam com o perfil estabelecido. O agendamento da entrevista de emprego é feito pelo atendente e depende da disponibilidade de vagas.

O atendimento na Agência do Trabalhador é realizado pelas prefeituras municipais com supervisão do Governo do Estado. A Agência do Trabalhador Curitiba é a única exceção,  já que é de responsabilidade do Departamento do Trabalho e Geração de Renda da Sejuf.

agência do trabalhador
Para ser atendido, é indispensável agendar um horário pela internet. (Foto: Agência de Notícias do Paraná)

Endereço Agência do Trabalhador

Para conferir o endereço da Agência do Trabalhador mais próxima no seu município, acesse aqui. O sistema apresenta endereço, telefone e mapa.

Chat do Trabalhador

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, por meio do Departamento do Trabalho e Estimulo à Geração de Emprego e Renda, disponibilizou o Chat do Trabalhador. A nova ferramenta para atendimento funciona como um canal de comunicação e orientação entre trabalhadores e profissionais da Agência do Trabalhador do Paraná.

No chat, os empresários e trabalhadores do Paraná que procuram ou ofertam vagas e que estiverem com dificuldade de finalizar o atendimento nas ferramentas digitais, tais como Portal Emprega Brasil, e aplicativos da Carteira de Trabalho Digital, Sine Fácil e Paraná Serviços, vão receber o suporte técnico no ato da dificuldade.

Dessa maneira, o trabalhador recebe todo o auxílio para finalizar a sua atividade, seja para chegar ao seu destino, acionar o seguro desemprego, ou fazer o encaminhamento e oferta para vagas de emprego da Agência do Trabalhador. Para acessar o chat, basta entrar no link.

Atendimento online

objetivo do chat online da Agência do Trabalhador é amenizar as dificuldades dos trabalhadores que não estão conseguindo ser atendidos adequadamente, como era na forma presencial nas agências. Assim, os profissionais estão todos preparados para realizar o trabalho remoto e dar todo o suporte necessário ao trabalhador e empregador.

“Essa é mais uma ferramenta para que o trabalhador possa ser atendido da maneira mais rápida de segunda a sexta das 8h às 17h”, explicou o gerente da Agência do Trabalhador Curitiba, Rafael Santos.

Dicas para os trabalhadores
  • Mantenha o cadastro sempre atualizado para, assim, ter sempre acesso às vagas disponibilizadas;
  • Para atualizar o cadastro, baixe o aplicativo Sine Fácil ou compareça a Agência do Trabalhador mais próxima;
  • Através do site Emprega Brasil, os trabalhadores têm acesso à Escola do Trabalho, que oferece cursos de qualificação online. Acesse e aproveite: https://empregabrasil.mte.gov.br/
Vagas na agência do trabalhador do Paraná (Reprodução: Tv Paraná Turismo)

Mais de 95 mil paranaenses empregados em 2019 pelas agências.