por Isadora Deip
com informações do DPE-PR e supervisão de Giselle Ulbrich

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) lançou, nesta terça-feira (5), um mapeamento online com uma relação dos serviços de apoio destinados a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em 2020, uma a cada quatro brasileiras sofreram algum tipo de violência.

Na ferramenta, que ficará disponível na página do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) – (clique aqui e veja os serviços), da DPE-PR, é possível encontrar abrigos, Centros de Atendimento Especializado, serviços de saúde, Juizados especializados e até mesmo os locais que oferecem o benefício socioassistencial do aluguel social, que dispõe um valor mensal às mulheres para auxiliá-las na locação de um imóvel, já que muitas precisam sair de suas casas emergencialmente em razão da violência. O mapeamento também informa o telefone destes equipamentos.

O painel deve ser atualizado à medida que novos serviços são incorporados à política de enfrentamento da violência contra as mulheres, ou quando um serviço já disponível atualizar algum contato ou modificar algum de seus fluxos ou oferta.

A coordenadora do Nudem, a defensora pública Mariana Martins Nunes, explica que a ideia do mapeamento surgiu para facilitar o acesso à informação para diversos públicos: para a população em geral, para as próprias mulheres em situação de violência, para profissionais que compõem a rede de apoio e também para as(os) que atuam na DPE-PR, além de demais interessados(as) na temática, como movimentos sociais, pesquisadores(as) e meios de comunicação.

Para ela, a ferramenta possibilita que o público interno da instituição realize um atendimento mais qualificado às mulheres em situação de violência, permitindo que a equipe visualize quais as opções de equipamentos e serviços disponíveis naquela localidade que melhor atendem às demandas da usuária.

Acesse aqui o Mapeamento de Serviços de Apoio a Mulheres em Situação de Violência da DPE-PR.

Registrou um flagrante? Mande pro WhatsApp do RIC Mais clicando aqui e faça o portal com a gente!

5 jul 2022, às 20h27.
Mostrar próximo post
Carregando