Segurança

Vídeo mostra pessoas se balançando em roda-gigante da Expoingá momentos antes de acidente; ASSISTA

Em outro vídeo, é possível ver o resgate da vítima e a cabine de cabeça para baixo

Renan
Renan Vallim / Repórter

14 de maio de 2022 - 12:52 - Atualizado em 14 de maio de 2022 - 13:07

Um vídeo publicado em redes sociais mostra pessoas se balançando nas cabines da roda-gigante, momentos antes de um acidente deixar uma mulher desmaiada na Expoingá, em Maringá, na noite desta sexta-feira (13). Em outro vídeo, é possível ver o resgate da vítima e a cabine de cabeça para baixo.

No vídeo, gravado momentos antes do acidente, pessoas aparecem dentro de uma das cabines, se balançando. Depois de alguns segundos, eles são repreendidos por um dos profissionais que trabalha no brinquedo.

Depois de alguns minutos desta gravação, uma mulher passou mal e desmaiou após uma das cabines do brinquedo ficar de cabeça para baixo. Não se sabe se ela estava na mesma cabine que aparece balançando nas imagens.

O segundo vídeo mostra o resgate da vítima. Uma das cabines se aproxima do nível do solo de cabeça para baixo, travada por outra cabine, que também não está na posição original.

Policiais e bombeiros civis que trabalham no parque auxiliam no resgate. Houve um princípio de confusão no local. A mulher que desmaiou foi encaminhada a um hospital de Maringá.

Nota da empresa

Em nota, a empresa Yupie Park, contratada pela Expoingá e responsável pelos brinquedos instalados no evento, afirmou que “houve um problema mecânico na roda-gigante, que causou uma situação de anormalidade, logo contornado por nosso colaborador acionando os sistemas de controle do equipamento”.

A empresa ressaltou que, apesar do susto, não houve feridos. “Os responsáveis pelo empreendimento continuam acompanhando o caso e estão em contato com os visitantes, colocando-se à disposição para qualquer necessidade e prestando todo suporte aos envolvidos”.

A nota finaliza dizendo que os brinquedos seguem “todas as normas de segurança” e que novos pronunciamentos serão feitos apenas após “a apuração das causas que contribuíram para o ocorrido”.

Nota da Sociedade Rural

A assessoria da Sociedade Rural de Maringá (SRM), contratante da Yupie e responsável pela Expoingá, também foi contatada e divulgou uma nota oficial no início da tarde de sábado (14). Na nota, a SRM afirma lamentar o incidente e ressalta que “O problema mecânico foi logo contornado e os visitantes que ocupavam o brinquedo foram retirados sem ferimentos”.

A nota diz ainda que “a diretoria da Rural se solidariza com a direção do Yupie Park e ratifica a total confiança na empresa, considerada referência no segmento em que atua. Para operar os brinquedos, com total segurança, na Expoingá 2022, a empresa apresenta todos os laudos necessários, além de manter engenheiros e técnicos no local. Em momento algum, os fatos colocaram em risco a vida das pessoas, graças às providências tomadas pelo operador do equipamento para solucionar a pane apresentada”.