Segurança

Polícia Federal cumpre mandados com objetivo de combater crimes ambientais na Grande Curitiba

Os mandados estão sendo cumpridos em áreas poligonais com suspeita de lavra irregular

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da Polícia Federal
Polícia Federal cumpre mandados com objetivo de combater crimes ambientais na Grande Curitiba
(Foto: Divulgação/ PF)

27 de outubro de 2021 - 09:55 - Atualizado em 27 de outubro de 2021 - 09:55

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (27) a Operação Poligonal IV, com o objetivo de combater crimes contra o meio ambiente detectados na região metropolitana de Curitiba. Cerca de 40 policiais federais cumprem 7 mandados de busca e apreensão em São José dos Pinhais e Araucária. Os mandados estão sendo cumpridos em áreas poligonais com suspeita de lavra irregular, com o objetivo de se reprimir possíveis delitos contra a ordem econômica e o meio ambiente por conta da extração de minérios em desconformidade com as leis.

A ação decorre de mapeamento de riscos ambientais, por meio de análise de imagens de satélite de alta resolução obtidas pela constelação PlanetScope, composta por mais de 130 satélites e disponibilizadas no âmbito do Programa Brasil M.A.I.S, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A exploração de bens minerais da União sem a devida autorização da Agência Nacional de Mineração e licença de operação do órgão ambiental, ou em desacordo com as obrigações impostas, pode ensejar a prisão em flagrante delito, multa, além de medidas administrativas como a paralisação da atividade e ações civis de ressarcimento por danos causados.