Ao menos 30 presos morrem em penitenciária de Roraima, diz governo

Pelo menos 33 pessoas morreram na Penitenciária de Monte Cristo, em Roraima. Foto: Reprodução Google Maps

Chacina acontece na mesma semana em que 56 detentos foram mortos em presídio de Manaus

Segundo contagem atualizada no final da tarde desta sexta-feira (6), 31 presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona Rural de Boa Vista (RR), foram mortos. O tumulto na unidade começou durante a madrugada.

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar foi ao local. Pela manhã, o governo anunciou ter a situação sob controle.

A chacina acontece na mesma semana em que 56 presos foram mortos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus e um dia após o governo federal lançar o Plano Nacional de Segurança Pública para tentar reduzir o número de homicídios dolosos e feminicídios; promover o combate integrado à criminalidade transnacional e a racionalização e a modernização do sistema penitenciário.

Em outubro, uma rebelião provocada por briga entre o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) deixou pelo menos 10 presos mortos no Pamc, que é o maior presídio de Roraima. Três das vítimas teriam sido decapitadas, e sete teriam tido os corpos queimados em uma grande fogueira no pátio da unidade. 

Todos os mortos seriam integrantes da facção Comando Vermelho, que domina cerca de 10% do presídio. Os outros 90% são controlados pelo grupo rival Primeiro Comando da Capital. Até junho passado, PCC e CV eram aliados na disputa pelo controle do tráfico na fronteira com o Paraguai.

Leia mais

OAB chama massacre em Manaus de ‘selvageria sem limites’

Papa lamenta morte de detentos em presídio do Brasil

 

6 jan 2017, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando