por Daniela Borsuk
com informações de Rudnei Vieira, da RICtv

Quatro meses após um corpo com marcas de mordida ser encontrado na Rua Valentin Deda, no bairro Cidade Industrial de Curitiba, o Instituto Médico Legal (IML) confirmou, em laudo, que Jacir Czajka, de 44 anos, foi morto por cães. Os animais, que moram na rua, preocupam os moradores da região desde outubro do ano passado. Somente nesta semana, mais duas pessoas foram atacadas, um idoso e uma mulher, que estão internados com ferimentos profundos.

Leia mais:

Adilson Czajka, irmão de Jacir, contou que era difícil acreditar que o familiar tinha morrido em decorrência do ataque dos cachorros, mas o laudo comprovou a causa da morte.

“A gente ficou esperando se existia ferimento por arma branca, a gente achava que só cachorro não faria isso, e estávamos aguardando o laudo, que saiu hoje [sexta-feira (17)], que foi realmente cachorro. A gente vendo as notícias que o pessoal fala ‘antes que aconteça uma tragédia’, mas já aconteceu uma tragédia. Isso que eu estou cobrando, ocorreu e continua acontecendo, quase ocorreu outra essa semana”, desabafou.

Os moradores ainda desconfiam que outra morte, registrada no último domingo (12), também tenha relação com o ataque dos animais. Marcelo Guimarães Lima, de 32 anos, que era deficiente auditivo, e foi encontrado morto nas proximidades, com sinais de mordidas. O laudo deste caso ainda não foi divulgado.

Durante esta semana, duas pessoas foram atacadas e foram parar no hospital. Um idoso está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pela gravidade dos ferimentos.

O que diz a Prefeitura

Equipes da Rede de Proteção Animal e da Patrulha de Proteção Animal foram ao local na quarta (15) e na quinta-feira (16), para observação, ação educativa com os moradores e possível identificação dos animais, segundo a Prefeitura de Curitiba. “Foi realizada, também, uma ação clínica com a vacinação de cerca de 20 cães de um morador em situação de rua”, informou a nota.

“Duas multas no valor de R$ 5 mil também foram aplicadas a outros moradores reincidentes na infração de deixar os animais soltos nas ruas. Porém, ainda não se pode afirmar que eles tenham relação com os ataques”, disse a Prefeitura.

17 fev 2023, às 14h32. Atualizado às 14h35.
Mostrar próximo post
Carregando