Uma menina de 10 anos ajudou a polícia a resgatar um grupo de pessoas que estavam sendo mantidas em cativeiro por uma organização criminosa. A criança encontrou uma nota em dinheiro que tinha um pedido de ajuda escrito e mostrou para a mãe, que acionou a polícia. O caso foi registrado na última segunda-feira (23), em Baotou, interior da China.

De acordo com a agência de notícias local Baotou News, um homem foi raptado por uma gangue de criminosos e rabiscou um bilhete com um pedido de ajuda. Outras dez pessoas também foram vítimas do mesmo grupo criminoso. Na nota estava escrito que onze pessoas estavam sendo mantidas presas em cativeiro no terceiro andar de um prédio.

O homem que escreveu o pedido de ajuda aproveitou um momento de distração dos criminosos e rabiscou rapidamente o pedido de ajuda na nota e depois a jogou de uma janela.

Ainda segundo a agência, as pessoas sequestradas foram forçadas a trabalhar para a quadrilha e eram constantemente vigiados por homens armados.

“Depois de localizar o prédio, chegamos com um serralheiro para abrir a porta e, em seguida, localizamos os 11 presos”,

disse a polícia.

Segundo o jornal South China Morning Post, as 11 vítimas foram atraídas de toda a China para Baotou para trabalhar no falso esquema de pirâmide depois de receberem promessas de empregos atraentes. Assim que chegaram, foram mantidos confinados no prédio e forçados a mentir na tentativa de enganar familiares e amigos para que se juntassem à operação. Algumas das vítimas foram mantidas em cativeiro por mais de seis meses.

De acordo com a polícia local, todas as vítimas já foram para suas casas. O grupo de criminosos está sob investigação. Contudo, até o momento não há informações se algum dos envolvidos já foi preso.

Nas redes sociais, a criança está sendo chamada de heroína. “Como a criança é inteligente! Ela e sua família não hesitaram em ajudar essas pessoas.”, escreveu um internauta.

De acordo com o South China Morning Post, golpes relacionados a esquemas de pirâmide são comuns na China e muitas pessoas são forçadas a trabalhar em condições análogas a escravidão.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

26 maio 2022, às 13h25.
Mostrar próximo post
Carregando