Segurança

Corpo de ucraniano é encontrado em Pontal do Paraná

Homem era tripulante de navio nigeriano que aguarda para atracar no Porto de Paranaguá

Luciano
Luciano Balarotti / Editor
Corpo de ucraniano é encontrado em Pontal do Paraná
(Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná)

11 de março de 2022 - 12:47 - Atualizado em 12 de março de 2022 - 14:27

O corpo de um ucraniano tripulante de um navio foi encontrado na última quarta-feira (9), no canal de acesso à Ilha do Mel, no balneário de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná. O corpo foi recolhido por outra embarcação que navegava no local e encaminhado ao IML, onde foi reconhecido pelo tripulação do cargueiro Alora, de bandeira das Bahamas.

A Polícia Militar e a Marinha investigam as circunstâncias que levaram o tripulante, identificado como Vadym Skakun, a cair da embarcação, que estava fundeada na baía, aguardando para atracar no Porto de Paranaguá. Os exames feitos pelo IML revelaram que a morte foi por afogamento.

De acordo com Mariano Czaikowski, cônsul honorário da Ucrânia em Curitiba, Skakun desapareceu na noite de segunda-feira (7).

“Ele não apareceu para o jantar e a tripulação saiu a procura dele pela embarcação. Como ele não foi encontrado, o capitão acionou as autoridades comunicando o desaparecimento. Depois que o corpo foi encontrado e levado ao IML, a tripulação foi chamada para fazer o reconhecimento”, explica o cônsul.

Após o reconhecimento, o consulado foi acionado e autorizou o embalsamento do corpo, que aguardará um momento mais apropriado para poder ser levado de volta para a Ucrânia.

“Nesse momento a repatriação é impossível em decorrência da guerra na Ucrânia. Por isso o corpo permanecerá em Paranaguá aguardando essa repatriação. O consulado segue acompanhando as investigações porque ninguém sabe ao certo como ele caiu no mar”, complementa Czaikowski.