por Redação RIC.com.br
com informações da AEN

A partir desta sexta-feira (25), a Polícia Militar do Paraná reforçará a segurança no litoral para o Carnaval 2022. A ação segue até o término do feriado prolongado, ou seja, na quarta (2) de cinzas. Equipes de unidades da Capital, do Interior do Estado e do serviço administrativo vão compor o efetivo que já está atuando na região.

De acordo com o planejamento do 1º Comando Regional, responsável pela região do Litoral, o reforço contempla ações mais específicas com as unidades do Comando de Policiamento Especializado (CPE), que vão ampliar as atividades e criar um patrulhamento tático, com abordagens, vistorias com cães de faro de drogas, patrulhamento aéreo e aquático em diversos pontos do Litoral. Segundo o estado, haverá ações educativas como distribuição de materiais, pintura no rosto de crianças e exposições de veículos e equipamentos.

Outro ponto que receberá atenção durante o feriado são os trapiches de embarque para a Ilha do Mel de Pontal do Sul e de Paranaguá. Os cães de faro da Companhia de Operações com Cães (COC) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) vão auxiliar as equipes para evitar que pessoas com drogas e outros ilícitos entrem na Ilha. Ações preventivas nas estradas que ligam a região, vias urbanas, áreas de lazer e ambientes públicos que possam aglomerar pessoas também estão previstas. 

Na orla, os policiais militares estão disponíveis para atender o veranista, e essa atividade será reforçada nos próximos dias. Nos módulos móveis, além do policiamento e informações ao cidadão, serão distribuídas as pulseiras de identificação para crianças e também os adesivos “Sou Amigo da Polícia Militar”, com o intuito de fortalecer a confiança das pessoas no trabalho da Corporação.

Já os primeiros acessos ao Litoral serão acompanhados pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) em pontos específicos com radar e fiscalização. As abordagens serão intensificadas para encontrar veículos irregulares, condutores embriagados e apreender drogas e armas. 

Folia

De acordo com a PM, a preocupação com os casos de perturbação do sossego é constante durante o verão, e agora no Carnaval os trabalhos de prevenção e atendimento de ocorrências serão intensificados. Por isso, o capitão Araújo pede a colaboração das pessoas para que tenham bom senso ao se divertir e respeitem as que querem descansar, e também os moradores da região.

“As equipes da Polícia Militar vão intervir nestes casos para conversar com as pessoas e, inicialmente, fazer a orientação. Se o caso não se resolver e continuarem ligando para o 190, infelizmente teremos que fazer os procedimentos necessários, encaminhar a fonte emissora do ruído e lavrar o Termo Circunstanciado, que é o que determina a lei. Por isso pedimos a todos que respeitem os limites e não abusem do som”,

afirma o capitão Wagner de Araújo.

Denúncias

A PM orienta os veranistas e moradores da região que presenciarem situações suspeitas ou crimes que façam o chamado pelo 190, caso a situação esteja ocorrendo naquele momento. Para situações de denúncias, o cidadão pode acionar o Disque Denúncia 181 ou, ainda, solicitar atendimento pelo aplicativo 190 PR. 

“Solicitamos às pessoas que moram aqui e às que estão vindo ao Litoral para que utilizem esses canais para falar com a Polícia Militar. O Disque Denúncia 181, por exemplo, tem funcionado bastante no Litoral do Estado, nos auxiliando com muitas informações e denúncias sobre atividades criminosas”,

disse capitão Araújo.
Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

25 fev 2022, às 20h09. Atualizado em: 2 mar 2022 às 15h57.
Mostrar próximo post
Carregando