Segurança

Cães da Receita Federal encontram nova droga em encomenda internacional

A carga tinha como destino o estado de São Paulo

Rodrigo
Rodrigo Sigmura / Editor-Chefe
Cães da Receita Federal encontram nova droga em encomenda internacional
(Foto: Divulgação/Receita Federal)

13 de setembro de 2021 - 17:55 - Atualizado em 13 de setembro de 2021 - 17:57

Cães de faro da Receita Federal encontraram uma nova droga durante uma operação de rotina no Centro Internacional dos Correios em Pinhais (PR).

De acordo com o órgão, eram cinco pacotes com 1,2 kg que continham uma substância sólida amarelada compactada. A carga veio da Holanda e tinha como destino o estado de São Paulo.

Amostras do material foram enviadas ao Centro de Ciências Forenses do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para análise. O laudo do Laboratório Multiusuário de Ressonância Magnética Nuclear apontou que trata-se de uma nova substância da classe dos “canabinoides sintéticos”, ainda não descrita na literatura.

Cooperação

A descoberta aconteceu por conta de um projeto-piloto que prevê a cooperação técnica entre a Receita Federal e a UFPR. O principal objetivo da cooperação é desenvolver, de forma conjunta, o estudo acerca do uso da ferramenta de ressonância magnética nuclear (RMN) de alta e baixa resolução para análises de materiais suspeitos, apreendidos pelas Receita Federal junto ao Centro de Distribuição dos Correios. 

Além disso, o acordo visa contribuir para o programa de treinamento de cães de faro da Alfândega em Curitiba, por meio da identificação das substâncias apreendidas pelo controle alfandegário e de sua certificação como padrões para utilização em treinamentos destes animais.