Segurança

Ataque hacker derruba site do TCE-PR e prazos processuais são suspensos

Órgão detectou atividade maliciosa na infraestrutura do sistema; prazos processuais estão suspensos entre 13/5 e 20/5

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações do TCE-PR
Ataque hacker derruba site do TCE-PR e prazos processuais são suspensos
(Foto: Divulgação/ TCE-PR)

16 de maio de 2022 - 10:23 - Atualizado em 16 de maio de 2022 - 10:24

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) informou que o portal do órgão sofreu um ataque hacker na noite da última sexta-feira (13). Por volta das 21h, foram detectados registros suspeitos de atividades maliciosas em sua infraestrutura tecnológica. Após a confirmação da contaminação pelo malware, a equipe técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação executou as medidas de isolamento, garantindo a segurança e a integridade das informações.

Segundo o TCE-PR, os procedimentos já realizados se mostraram eficazes, sem registro de indícios de comprometimento ou vazamento dos dados processuais e pessoais, sendo que os serviços de hotsite (portal de Informações), serviços de e-mail e telefonia integrada permanecem disponíveis.

O Portal web do TCE-PR e os aplicativos ao jurisdicionado e aos cidadãos serão gradualmente restabelecidos assim que a segurança do ambiente for restabelecida. O TCE-PR ainda destacou que não existe nenhum motivo para preocupação, já que não ocorreram prejuízos, nem foram afetados os sistemas pelos quais os municípios se conectam ao TCE. Uma reunião das diretorias neste domingo (15) definiu os passos a serem tomados, sendo que nesta segunda-feira (16) serão divulgadas informações sobre realização de sessões.

Os prazos processuais estão suspensos desde o dia do registro do ataque até a próxima sexta-feira (20).