Saúde

Vacina em dia: quase 100% dos londrinenses tomaram a segunda dose na data prevista

O município registrou o menor índice de evasão para a segunda dose entre as sete maiores cidades do Estado

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Vacina em dia: quase 100% dos londrinenses tomaram a segunda dose na data prevista
(Foto: Gustavo Tacaki/N.com)

28 de outubro de 2021 - 14:06 - Atualizado em 28 de outubro de 2021 - 14:06

De acordo com um levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), Londrina, no norte do Paraná, tem 99,47% dos habitantes com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em dia. O índice de evasão, registrado até o dia 3 de setembro, era de apenas 0,53% da população. A consulta foi feita junto a Controladoria-Geral da União (CGU).

“Somos referência pela agilidade e segurança. O fácil acesso aos cadastros eletrônicos viabiliza também um acesso mais rápido ao paciente que porventura não retornou para receber a segunda dose”,

aponta o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.
(Foto: Reprodução)

O maior índice de ausência registrado foi em Marilândia do Sul com 14,86%. Já o menor foi em Lobato, no norte do Paraná, com apenas 0,2% dos habitantes sem tomar a segunda dose no dia previsto. A média do estado ficou em 1,21%, da região norte em 1,31% e dos municípios com uma população acima de 250 mil e menos que um milhão foi de 1,24%.

Dados de Londrina

A vacinação, na cidade, começou no dia 19 de janeiro. Hoje, a imunização está voltada para pessoas com 15 anos ou mais. Até terça-feira (26), foram aplicadas 773.908 doses, sendo 418.435 da primeira, 321.441 da segunda e outras 13.116 de dose única. Mais 20.916 aplicações da terceira dose, de reforço, foram feitas para públicos específicos.

“Para que todos tenham as duas doses fazemos a busca ativa, e esse processo inclui uma parceria muito importante com outros órgãos, como a Secretaria do Idoso, que nos auxilia com seu público-alvo e faz contato com os idosos, a Educação e várias outras. A união de esforços da Prefeitura, junto com a informatização do sistema, nos permite celebrar essa conquista”,

comenta o secretário.

O cadastro e o agendamento para receber a vacina contra a Covid-19, em Londrina, podem ser feitos por meio deste link. Adolescentes a partir dos 15 anos já podem fazer o processo. Eles devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, no dia da aplicação, ou com o Termo de Consentimento em mãos.