Saúde

Sobrecarga no agendamento, filas e tumulto marcam vacinação em Ponta Grossa neste sábado (15)

A Prefeitura afirmou que houve uma redistribuição nos horários para evitar aglomerações, mas que muitas pessoas não conferiram os agendamentos, o que gerou o tumulto; veja a nota na íntegra

Daniela
Daniela Borsuk
Sobrecarga no agendamento, filas e tumulto marcam vacinação em Ponta Grossa neste sábado (15)
(Foto: Reprodução/ aRede)

15 de janeiro de 2022 - 17:17 - Atualizado em 15 de janeiro de 2022 - 17:19

Moradores de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, relataram desorganização, muita espera e trânsito para conseguirem se vacinar contra a Covid-19 no município neste sábado (15). Na página da Prefeitura da cidade, muitas pessoas reclamaram da dificuldade para agendamento de um horário para imunização – medida estabelecida pelo governo municipal para facilitar a distribuição das doses – e a espera em longas filas de carros, que também atrapalhou a mobilidade.

Pela manhã, conforme a Polícia Militar, houve o registro de uma situação de ameaça em um dos pontos de vacinação, a Estação Arte, na Rua Beijamin Constant, no Centro. De acordo com a PM, durante a imunização, algumas pessoas começaram a desrespeitar a ordem de chegada e ameaçaram os funcionários da Saúde do município, gerando um tumulto. A situação foi resolvida e não foi necessário encaminhamento para a delegacia.

Além disso, internautas relataram para o portal aRede lentidão no trânsito na região do Centro de Eventos, com filas de carros até as proximidades da Rua Londrina, que liga o bairro Nova Rússia a Santa Paula. Conforme os relatos, os carros estavam levando cerca de 30 minutos para avançar uma quadra.

Nas redes sociais, moradores da cidade relataram sobrecarga no sistema online de agendamento para vacinação. Um internauta comentou que, logo após a abertura dos cadastros, os horários já estavam esgotados.

Outra internauta afirmou que a mãe teve que esperar pelo menos quatro horas na fila para conseguir se vacinar.

Na última publicação da Prefeitura sobre a vacinação, centenas de pessoas fizeram reclamações nos comentários, falando tanto do agendamento quanto da demora nas filas.

Veja o post:

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Ponta Grossa afirmou que houve uma redistribuição nos horários para evitar aglomerações, mas que muitas pessoas não conferiram os agendamentos, conforme orientação, gerando tumulto. Ainda, a administração pública relatou que muitos moradores têm buscado os pontos de vacinação sem fazer o agendamento, o que resultou em uma maior quantidade de pessoas do que o esperado.

Veja na íntegra:

“A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa esclarece que nas etapas de vacinação programadas para este sábado (15), houve uma redistribuição dos horários para evitar aglomerações. Entretanto, nem todos os usuários conferiram novamente os agendamentos com novo horário, conforme orientação. Além disso, as equipes da Fundação Municipal de Saúde também estão registrando uma grande procura de público sem agendamento em busca de vacinação, e reforça que não será feita aplicação para quem não tem agendamento neste momento. Equipes de agentes de trânsito e Guarda Municipal estão nos locais para auxiliar na organização e orientação do público.

Estamos reforçando as orientações para que o público sem agendamento não compareça nos locais, pois apenas causa aglomeração e não seria vacinados sem agendamento.

E que procure os locais com apenas cinco minutos de antecedência, para evitar tumulto.”