por Isadora Deip
com supervisão de Giselle Ulbrich

O episódio “Cannabis & a Epilepsia”, segundo do podcast A Planta que Cura, da Ric Podcasts, fala sobre a batalha de Norberto Fischer e Katiele de Bortoli Fischer, um pai e uma mãe que foram os primeiros a importar legalmente a cannabis medicinal e lutar pela autorização do fármaco no Brasil. A filha do casal, Anny Fischer, sofre de epilepsia e foi tratada com o medicamento.

A neurologista do Hospital Pequeno Príncipe, Dra. Mara Lúcia Schmitz, também é convidada do episódio. Ela aplica canabidiol como tratamento desde 2016 e contou ao podcast como funciona a terapia com o fármaco.

Os pais de Anny falam sobre a experiência de tratar a garota com o cannabidiol. Eles destacam que, antes da cannabis, ela chegava a ter 80 crises de epilepsia por semana, algo que foi reduzido drasticamente pelo medicamento.

Eles também contam como souberam da possibilidade de tratar a filha com a planta e relatam memórias do dia em que deram a primeira dose do remédio à Anny, com muita emoção: “Ela conseguiu passar uma semana inteira sem uma crise convulsiva”, conta Norberto.

Outro ponto relevante destacado pelo casal é os entraves que já encontraram para a importação do fármaco e os avanços que já conseguiram nesse sentido, bem como a realidade atual da família na busca pelo medicamento.

A Dra. Mara falou sobre em quais casos ela prescreve o tratamento com cannabidiol e sobre a melhora da qualidade de vida que percebe nos pacientes e nos familiares. Ela ainda aborda e fornece dados de pesquisas nacionais e internacionais sobre o uso da cannabis.

Saiba mais detalhes sobre a experiência da família Fischer e a atuação da Dra. Mara Lúcia Schmitz ouvindo o podcast A Planta que Cura, disponível em plataformas digitais como o Spotify e o Youtube e também pode ser acessado pelo portal RIC Mais.

Apresentado pelo jornalista Guilherme Rivaroli, o podcast é dividido em seis episódios e aborda os tabus e preconceitos ligados à legalização da cannabis, planta que promete auxiliar no combate à diversas enfermidades e agitar o mercado farmacêutico no Brasil. A produção inédita estreou no dia 11 de agosto.

5 set 2022, às 06h10. Atualizado em: 2 set 2022 às 23h17.
Mostrar próximo post
Carregando