Saúde

Se liga! Adolescentes de 12 a 17 anos podem agendar vacina em Foz do Iguaçu

Também estão abertas quase 2 mil vagas para antecipação de segunda dose para moradores com a segunda dose da Pfizer prevista para até 20 de novembro

Aline
Aline Cristina / Repórter
Se liga! Adolescentes de 12 a 17 anos podem agendar vacina em Foz do Iguaçu
(Foto: Rodrigo Sigmura/ RIC Mais)

22 de outubro de 2021 - 09:59 - Atualizado em 22 de outubro de 2021 - 10:04

Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, abriu nesta sexta-feira (22) o agendamento on-line para a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos com ou sem comorbidades. Serão disponibilizadas 6.450 doses para vacinação no domingo (24), das 8h às 14 horas, em 28 Unidades Básicas de Saúde. 

Para marcar a primeira dose, é necessário acessar o site: https://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/e escolher a unidade de saúde mais próxima.

No dia da vacinação, é obrigatório levar um documento oficial com foto, CPF, cartão SUS (quando possuir) e um comprovante de residência. Além disso, se faz necessária a autorização dos pais ou responsáveis, de forma verbal, no ato da vacinação ou por escrito.

Também podem se vacinar gestantes, puérperas (mães que tiveram bebê até 45 dias) e lactantes de 12 a 17 anos. As gestantes deverão apresentar o cartão de pré-natal e prescrição médica para serem vacinadas. As puérperas com idade de 12 a 17 anos também deverão apresentar cartão de pré-natal ou certidão de nascimento do bebê e prescrição médica. 

Antecipação 2D

Também estão abertas quase 2 mil vagas para antecipação de segundas doses contra a Covid. Poderão completar o esquema vacinal aqueles moradores com a segunda dose da Pfizer prevista para até 20 de novembro. O agendamento também deve ser feito pelo site da Prefeitura e a vacinação acontecerá no domingo (24).

Doses de reforço estão suspensas

A aplicação das doses de reforço para idosos com mais de 60 anos e imunossuprimidos está suspensa até a chegada de novos imunizantes. As últimas doses estão sendo aplicadas hoje (22) nas unidades de referência: AKLP, Três Bandeiras, Padre Monti, Morumbi 2 e Vila Yolanda. 

A terceira dose para trabalhadores da saúde também está suspensa temporariamente. Para este público, a vacinação deve ser agendada pelo site da Prefeitura. 

Balanço vacinal

Desde o início da campanha de vacinação, em janeiro, 376.319 doses foram aplicadas; 202.595 de primeira dose, 154.113 de segunda dose, 7.572 doses únicas e 7.114 doses de reforço. Com isso, o município atingiu 107% de cobertura vacinal com a primeira dose ou dose única e 82,3% com a segunda dose na população adulta.

A vacinação de adolescentes atingiu 21,21% de cobertura, com 4.815 doses (de primeira dose) aplicadas.

https://ricmais.com.br/noticias/coronavirus/