Saúde

Quem consegue se equilibrar numa perna só por 10 segundos corre menos risco de morte, mostra estudo

Teste dos 10 segundos deve ser incorporado em avaliações médicas e aponta equilíbrio estático

Maria Eduarda
Maria Eduarda Paloco / estagiária com informações de RICtv e supervisão de Giselle Ulbrich
Quem consegue se equilibrar numa perna só por 10 segundos corre menos risco de morte, mostra estudo

30 de junho de 2022 - 05:40

Uma estudo, feito por pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Finlândia e Austrália, comprova que, quem consegue ficar 10 segundos em pé, com uma perna só, corre menos risco de morte. O resultado foi publicado nesta quarta-feira (29), na revista British Journal of Sports Medicina.

Pode parecer brincadeira, mas é um ótimo recurso, segundo o médico cardiologista, Adriano Ribeiro. Por meio do teste, é possível perceber a perda de equilibro estático da pessoa. Caso ela não consiga se equilibrar durante 10 segundos em um pé só, é detectado uma maior probabilidade de queda.

“Esse teste mostrou que pessoas a partir dos 60 anos começam a perder de maneira bastante rápida essa capacidade (de equilíbrio), e quem não conseguiu fazer esse teste, teve assustadores 84% de taxa de aumento de mortalidade num período de segmento longo, de sete anos”.

disse o médico

Segundo Adriano, a prática de exercício físico é a melhor forma de prevenir doenças crônicas degenerativas, cardiovasculares, câncer e osteoporose. Caminhadas, trabalhos de força e musculação são algumas soluções.

Faça o teste em casa

O médico incorpora o teste em suas avaliações médicas, mas é possível realizá-lo em casa. Para realizar, é preciso se manter em pé, sem apoio nenhum, com uma perna só.

O olhar deve ficar fixo para frente, e os braços devem estar posicionados ao lado do corpo, com as mãos voltadas para frente. Segundo a pesquisa, o teste pode ser realizado até três vezes.