Saúde

Primeiro caso suspeito de varíola dos macacos é monitorado em Cascavel

Outros dois casos suspeitos, em Curitiba e Londrina, também estão sendo monitorados pela Sesa

Aline
Aline Cristina / Repórter
Primeiro caso suspeito de varíola dos macacos é monitorado em Cascavel
(Foto: reprodução/ Reuters)

29 de junho de 2022 - 10:10 - Atualizado em 1 de julho de 2022 - 10:14

Cascavel, no Oeste do Paraná, registrou o primeiro caso suspeito de Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na quarta-feira (28). Outros dois casos suspeitos, em Curitiba e Londrina, também são monitorados.

O paciente da Capital do Oeste é um homem de 39 anos com histórico de viagem para a França. Ele está bem, as feridas já passaram, mas segue em isolamento domiciliar. O exame para varíola foi feito porque ele viajou para fora do país e voltou com lesões.

Segundo a 10ª Regional de Saúde de Cascavel, o exame será, provavelmente, para descartar a hipótese. A Saúde acredita que não seja varíola, mas, como outras possibilidades já foram descartadas, precisa esperar o resultado para esta. 

Os outros dois casos considerados suspeitos pela Sesa também são homens. Em Curitiba, o paciente tem 31 anos e viajou para São Paulo entre os dias 16 e 18 de junho. No Norte do Paraná, em Londrina, o paciente tem 27 anos e viajou para a Turquia e para a Inglaterra há 15 dias.

Em todos os casos, as amostras foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde, para envio ao Laboratório de referência para casos da doença, em São Paulo.

Sobre a varíola

A varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.

A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.