Saúde

Com regras, prefeito de Curitiba anuncia reabertura do comércio na sexta-feira (17)

Nesta quarta-feira (15), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), anunciou que vai publicar regras para reabertura do comércio de rua na sexta-feira (17)

Gabriel
Gabriel Azevedo
Com regras, prefeito de Curitiba anuncia reabertura do comércio na sexta-feira (17)
(Foto: Divulgação)

15 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 15 de abril de 2020 - 00:00

Nesta quarta-feira (15), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), anunciou que vai publicar regras para reabertura do comércio na próxima sexta-feira (17).

As normas, com restrições e cuidados para evitar aglomerações, serão publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira (16). A recomendação para o fechamento do comércio em Curitiba aconteceu no dia 26 de março, através do decreto municipal nº 470.

“Ao contrário do que minha oposição quis grudar em mim, minha administração nunca determinou o fechamento do comércio, mas era moda na época da hashtag fecha tudo. Nós até achávamos que precisaríamos manter o comércio aberto por mais um tempo, para que não fosse muito longo o período de fechamento. Mas me desobedeceram e Curitiba viveu um período de provação”, disse Rafael Greca.

Segundo o prefeito, as normas que serão publicadas no Diário Oficial fazem parte de uma resolução publicada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica de Curitiba; e seguirão o modelo adotado no Mercado Municipal, que reabriu no dia 8 de abril.

O Mercado Municipal, por exemplo, determinou a abertura facultativa das lojas, entrada controlada de pessoas, distanciamento mínimo, lavatórios de mão e papel toalha na entrada, bem como álcool em gel 70% de fácil acesso dentro dos boxes. Donos de estabelecimentos e funcionários são obrigados a usarem máscaras e luvas.

Segundo Rafael Greca, neste momento de pandemia do novo coronavírus, os empresários precisam entender que a decisão de abrir é uma “responsabilidade com a sociedade”. Curitiba tem 358 casos confirmados e 8 mortes por covid-19.

Mesmo com a reabertura do comércio da cidade, o decreto estadual 4.318/20, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), continua em vigor. No decreto do Governo do Paraná, shoppings, galerias, cinemas, teatros e academias continuam fechados.

A reabertura do comércio de rua em Curitiba é uma demanda da Associação Comercial do Paraná (ACP) e do Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares (Sindiabrabar).