Saúde

Policiais ganham espaço para atendimento em saúde mental em Maringá

Local fora dos batalhões e sedes policiais traz mais privacidade e estrutura no atendimento aos profissionais da segurança pública, que passam por estresse psicológico diário

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da Agência Estadual de Notícias
Policiais ganham espaço para atendimento em saúde mental em Maringá
(foto: AEN)

9 de dezembro de 2021 - 21:43 - Atualizado em 9 de dezembro de 2021 - 21:43

O governo estadual inaugurou, nesta quinta-feira (09), o Centro de Atendimento Psicossocial (CAP) do programa Prumos, em Maringá, no noroeste do Paraná. O objetivo é melhorar o atendimento para cuidar da saúde mental de policiais militares e civis, bombeiros militares, agentes penitenciários e peritos oficiais, além de seus familiares.

O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, destacou a importância da implantação de mais um CAP no Interior para atendimento aos profissionais da segurança pública.

“A implantação dos serviços do programa Prumos continua avançando no Paraná e a entrega desta unidade na cidade de Maringá é prova disso, com uma estrutura mais ampla para prestar os serviços de saúde mental aos nossos profissionais, que estão expostos ao estresse nas atividades do dia a dia. Estamos expandindo o trabalho, temos alcançado bons resultados, e contamos com servidores mais saudáveis para desenvolverem suas atribuições”,

afirmou.

A coordenadora estadual do programa, Patrícia Manica, ressalta a ampliação do serviço do CAP no Paraná – este é o quarto em local neutro, além de outras 36 seções em unidades policiais. Segundo ela, o Prumos leva atendimento em um nível diferenciado, ou seja, todos são recebidos em um espaço acolhedor e contam com profissionais focados exclusivamente no atendimento à saúde mental do servidor da segurança pública.

“Este é um local neutro, fora das dependências das unidades policiais, dedicado exclusivamente ao atendimento ao profissional da segurança pública. Todas as forças que querem buscar o atendimento em Maringá vão procurar este espaço, que é descentralizado, muito acolhedor, preparado para fazer o acolhimento e o atendimento tanto dos profissionais, quanto de seus familiares”,

disse Patrícia.

CAP Maringá

O imóvel fica localizado na Avenida Carlos Gomes, na Zona 5 da cidade. Com 504 metros quadrados de área total, o espaço conta com salas para atendimento individual, preservando o sigilo do atendimento, mas também possui salas para atividades em grupo.

Os assistentes sociais, psicólogos e demais colaboradores da área administrativa também terão salas apropriadas, mobiliadas graças ao apoio do Centro Universitário Unicesumar de Maringá, parceiro da Segurança Pública em várias atividades de valorização aos integrantes das forças de segurança.

A equipe do CAP Maringá será composta por dois psicólogos e dois assistentes sociais. No entanto, devido à necessidade de fortalecimento das ações do Prumos na região, já existem tratativas para aumentar o grupo com mais um psicólogo.