Saúde

Pfizer espera iniciar em janeiro entregas de vacinas contra Covid para crianças ao Brasil

A Anvisa aprovou o uso da vacina da farmacêutica em crianças de 5 a 11 anos de idade no dia 16 de dezembro

Reuters
Reuters
Pfizer espera iniciar em janeiro entregas de vacinas contra Covid para crianças ao Brasil
Silhueta de pessoa sendo vacinada em frente a logo da Pfizer em foto de ilustração

24 de dezembro de 2021 - 16:06 - Atualizado em 24 de dezembro de 2021 - 16:25

SÃO PAULO (Reuters) – A farmacêutica Pfizer afirmou nesta sexta-feira (24) que espera iniciar em janeiro a entrega de doses para crianças de sua vacina contra Covid-19 ao governo brasileiro.

“A Pfizer está atuando junto ao governo para definir as etapas do fornecimento das vacinas contra a Covid-19 para imunização da faixa etária de 5 a 11 anos, com estimativa de entregas a partir de janeiro de 2022”, disse a companhia em nota.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina da Pfizer contra Covid em crianças de 5 a 11 anos de idade no dia 16 de dezembro.

O Ministério da Saúde, no entanto, em uma medida incomum, já que cabe legalmente à Anvisa atestar segurança e eficácia de vacinas, decidiu realizar uma consulta pública sobre o assunto e o titular da pasta, Marcelo Queiroga, disse nesta semana que o número de crianças mortas pela pandemia no Brasil não justifica a urgência em iniciar a imunização desta faixa etária.

O presidente Jair Bolsonaro frequentemente e sem fundamentação científica questiona a eficácia das vacinas contra Covid-19.

Em transmissão recente em suas redes sociais, ele disse que havia pedido os nomes dos responsáveis pela decisão da Anvisa de liberar a vacina da Pfizer para crianças para que fossem divulgados. Após isso, aumentaram as ameaças, inclusive de morte, contra servidores da agência reguladora.

Por Eduardo Simões