Saúde

Mutirão do Dia D contra a Dengue mira 8 mil residências de Maringá

52 escolas Municipais receberão atividades de conscientização

Mayara
Mayara Zeviani / Estagiária Com supervisão de Renan Vallim
Mutirão do Dia D contra a Dengue mira 8 mil residências de Maringá
O mutirão pretende atingir cerca de 8 mil residências (Foto: PMM)

1 de dezembro de 2021 - 12:19 - Atualizado em 1 de dezembro de 2021 - 12:19

Em uma ação envolvendo diversas secretarias municipais, a Prefeitura de Maringá realizará o Dia D contra a dengue na próxima sexta-feira (3), quando será iniciado um mutirão de orientação com distribuição de material informativo para combate ao mosquito Aedes aegypti e início da coleta seletiva de materiais em regiões selecionadas pelo município.

As ações serão iniciadas a partir das 8h30 da sexta-feira na Escola Geraldo Meneguetti, quando integrantes da gestão municipal explicarão com detalhes as estratégias relacionadas ao combate à dengue durante o Dia D.

No sábado (4), equipes de servidores da Prefeitura de Maringá darão sequência às ações, com realização de coleta de materiais recicláveis que potencialmente podem acumular água.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Maringá, o Dia D mobilizará 190 Agentes de Controle da Dengue, abrangendo um território de 195 quarteirões e expectativa de atingir cerca de oito mil residências, entre os bairros Jardim Alvorada I, Vila Operária, Zona 6, Parque Hortência II e Parque Grevíleas I e II.

O critério de seleção considerou a maior vulnerabilidade dessas regiões, conforme número de notificações no período epidemiológico, índice predial de incidência de larvas de Aedes aegypti, conforme levantamento do 4º LIRA de 2021 e características do bairro que favorecem a proliferação do mosquito.

Foco nas residências

Vistoria nas casas pelos agentes de endemias é o principal trabalho de prevenção e conscientização realizado pela Secretaria de Saúde de Maringá. De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, 80% dos focos de dengue estão nas casas. Esse dado aumenta a responsabilidade das pessoas no combate ao mosquito.

O que você deve fazer: vistoriar o quintal diariamente para mantê-lo limpo e sem água parada, amarrar bem o saco de lixo, jogar o lixo no lixo e não nas vias públicas, cobrir espaços que acumulam água com lona, tampar caixas de d′água e limpar a piscina com produtos químicos.

Nas ruas e nas escolas

Uma campanha de conscientização buscando informar a população sobre as práticas de combate ao agente causador de dengue, zika vírus e chikungunya já foi iniciada há duas semanas pela Prefeitura de Maringá.

Foram distribuídos 30 outdoors em vários pontos da cidade com a campanha publicitária que chama a atenção das pessoas para o combate à dengue. As ações têm contado com apoio de toda a imprensa e órgãos de comunicação em geral.

De forma concomitante ao Dia D, serão realizadas atividades de ensino direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental I em todas as 52 Escolas Municipais, abordando o tema da campanha “Dengue. Quando você não age, o inimigo avança”. Cada um dos 15.647 alunos de 1ª a 5ª série receberá material de apoio para discussão do tema em sala de aula e de forma lúdica refletir sobre as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue.