por Jonathas Bertaze
com supervisão de Giselle Ulbrich

“A situação legal no país”, quinto episódio do podcast A Planta que Cura, da Ric Podcasts, traz como convidado Marco Sanfelice, pai da Pétala, portadora de Síndrome de Rett (mutação genética rara que afeta o desenvolvimento do cérebro em meninas) e que usa o óleo extraído da cannabis para auxiliar no tratamento. Outro convidado é André Feiges, advogado que já ganhou várias ações sobre o tema.

Marco disse que ele e sua esposa começaram a perceber um atraso no desenvolvimento de sua filha a partir do sexto mês. “Ela tinha dificuldade em fazer transições motoras, como ao sentar. Com um ano de idade, a Pétala teve uma crise epilética na escola. Nem os professores e nem nós sabíamos o que estava acontecendo”, relata o pai, dizendo que a partir desse momento começaram a buscar entender o que a filha tinha.

Segundo o pai, Pétala usava diversos medicamentos para o tratamento, portanto nenhum dava certo. “Eu lembro do dia que minha esposa me ligou chorando, durante uma manhã, dizendo que a Pétala estava desmaiada em casa. Isso não era nem da epilepsia e da síndrome, mas sim da droga”, diz.

Após o ocorrido, os pais levaram a filha ao médico, que sugeriu o uso de canabidiol. O pai, com medo, usou a droga como teste antes de medicar a filha com maconha. “Não senti absolutamente nada, meu preconceito acabou ali. Se eu tomar duas ou três taças de vinho, eu vou sentir muito mais efeito”, completa. Conforme Marco, Pétala começou a obter resultados após uma semana de medicação.

Legalização x preconceito

De acordo com o advogado André Feiges, a maconha não foi legalizada por preconceito. Segundo ele, a droga está sendo associada a violência e tráfico. “Precisamos superar o preconceito, entender que droga e medicamento têm sua relação por ser a mesma planta, mas que são vistas por perspectivas distintas e fins diferentes”, relata o advogado, destacando que a legalização não é uma medida política, mas sim uma questão cultural para toda a sociedade brasileira.

Saiba mais detalhes sobre o tratamento de Pétala e o conhecimento jurídico do advogado André Feiges sobre o assunto ouvindo o podcast A Planta que Cura, disponível em plataformas digitais como Spotify e Youtube. Os episódios também podem ser acessados pelo portal RIC Mais.

Apresentado pelo jornalista Guilherme Rivaroli, o podcast é dividido em seis episódios e aborda os tabus e preconceitos ligados à legalização da cannabis, planta que promete auxiliar no combate a diversas enfermidades e agitar o mercado farmacêutico no Brasil. A produção inédita estreou no dia 11 de agosto.

26 set 2022, às 05h30. Atualizado em: 6 set 2023 às 17h58.
Mostrar próximo post
Carregando