As Unidades Básicas de saúde (UBS) de Toledo, no oeste do Paraná, vão interromper os atendimentos em horários estendidos a partir de sexta-feira (20). A decisão foi tomada após a suspensão do reajuste dos salários do prefeito, vice e secretários da cidade, determinada pela Justiça.

De acordo com a Secretaria de Saúde, como não haverá o aumento salarial do primeiro escalão, a continuidade da ação ficou inviabilizada porque os médicos receberiam salários maiores que do prefeito, de R$ 25 mil, com o pagamento das horas extras – o que não é permitido.

Além disso, segundo a secretaria, outro fator que impede que o trabalho continue sendo realizado em horário ampliado é que não existem outros médicos disponíveis para o atendimento da Estratégia da Saúde da Família.

O funcionamento de forma estendida, até às 22h, estava ocorrendo desde o dia 4 de maio. Agora, as UBS Europa e Coopagro atenderão somente das 8h às 12h e das 13h às 18h. 

A Secretaria de Saúde informou que durante a programação com horário estendido, as demandas no Pronto Atendimento Municipal (PAM) Vila Pioneiro e também na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Becker tiveram uma diminuição. As duas unidades já chegaram a atender 700 pessoas em 24 h.

19 maio 2022, às 16h52.
Mostrar próximo post
Carregando