por Redação RIC.com.br
com informações de Pedro Marconi, da RICtv

A equipe do Hospital Universitário (HU) Londrina, norte do Paraná, fez levantamento sobre os pacientes internados nas alas exclusivas para atendimento da Covid-19. De acordo com o infectologista Marcos Tanita, aproximadamente 65% dos internados não estão com o esquema vacinal completo.

“Tem pacientes que não receberam nenhuma dose da vacina, temos pacientes que receberam uma dose ou três doses. Mas aqueles pacientes que tem o esquema vacinal incompleto, quer dizer, duas doses ou menos, são a maioria dos pacientes internados. Isso chega a um pouco mais que 65%, aqui no HU”,

explica Marcos Tanita.

Se comparado a 2021 e 2020, houveram mudança no panorama geral dos internados. A equipe considera que a rotatividade é maior e os pacientes necessitam menos de ventilação mecânica, podendo ser um reflexo das características das novas cepas. Além disso, Tanita ressalta que a cidade tem 74% da população vacinada com duas doses e 23% com as três doses, o que pode ter colaborado para a redução do tempo de internamento.

Último vacinômetro divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. (Foto: Divulgação)

Alta nas taxas de ocupação dos leitos

No último boletim divulgado pelo HU, desta quinta-feira (20), a enfermaria exclusiva para pacientes com o novo coronavírus trabalha com superlotação: 131% estão sendo usados. A ocupação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto é de 22%. A UTI pediátrica, que estava em 0%, agora, tem 40% dos leitos preenchidos. Ainda são computados 15 pacientes aguardando vaga na UTI adulto.

O crescimento constante dos números preocupa a equipe médica. A taxa sobe conforme aumenta também o número de casos da doença ativos no município. São 2.182 casos ativos, sendo que 563 deles foram confirmados só nesta quarta-feira (19).

“Se a gente tiver um número muito alto, se nosso pico chegar a cinco mil, 10 mil casos ativos por dia, o impacto aqui no hospital [HU] vai ser muito grande”,

Tanita alerta.

Atualmente, o atendimento do HU para Covid-19 possui 51 leitos de enfermaria, 50 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e cinco de UTI pediátrica.

20 jan 2022, às 14h10.
Mostrar próximo post
Carregando