Saúde

Mais 147 mil doses de vacina chegam ao PR; elas vão para idosos com mais de 90 anos

Mais 142 mil imunizantes chegaram ao Paraná na manhã deste domingo (07) e começaram a ser distribuídos às 22 regionais de saúde do Estado. Com elas, o Estado já soma mais de meio milhão de doses. Idoso com 90 anos ou mais serão o público alvo agora.

Giselle
Giselle Ulbrich com informações da repórter Daniela Servieri
Mais 147 mil doses de vacina chegam ao PR; elas vão para idosos com mais de 90 anos
Fotos Eduardo Matysiak

7 de fevereiro de 2021 - 15:15 - Atualizado em 7 de fevereiro de 2021 - 15:29

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa) recebeu do Ministério da Saúde, na manhã deste domingo (07), mais 147.200 doses da vacina Coronavac/Instituto Butantan, contra o novo coronavírus. O imunizante chegou por volta das 8h, em Curitiba, e foi levado diretamente ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). Por volta das 14h, as vacinas já começaram a ser distribuídas para as 22 regionais de saúde do Estado.

Nestor Werner Júnior, diretor geral da Sesa,explicou que, nesta segunda-feira pela manhã, já será possível a todas as regionais iniciarem o fracionamento das vacinas para todos os 399 municípios do Paraná. Desta forma, amanhã todas as cidades paranaenses já deverão ter condições de aplicar as doses.

Fotos Eduardo Matysiak

Desta vez, explicou o diretor, as doses serão direcionadas para idosos com 90 anos ou mais, já que a meta para imunização dos trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do COVID-19 já foi concluída. Alguns municíopios estão, neste momento, concluindo a vacinação de profissionais que atuam em outros estabelecimentos de saúde, não linha de frente.

Leia também: Prefeitura de Curitiba suspende temporariamente vacinação de profissionais de saúde que não estão na linha de frente da COVID-19. Entenda por quê!

Werner Júnior explicou que ainda não há previsão da chegada de novas doses e que a vacinação dos idosos será escalonada por faixas etárias, conforme o Ministério da Saúde enviar mais imunizantes aos estados. Não há um calendário definido.

O Paraná já recebeu, anteriormente, 391.700 doses das vacinas Coronavac/Instituto Butantan e da Astrazeneca/Fiocruz, que já estão sendo aplicadas. Com esta quarta remessa, recebida na manhã deste domingo, o Paraná já soma 538.900 doses recebidas e distribuídas no Estado.

(FOTO: FELIPE CONCEIÇÃO/ RIC RECORD TV)

CURITIBA: SÓ IDOSOS 90+ ACAMADOS

Seguindo as recomendações do Programa Nacional de Imunizações, parte deste quantitativo atenderá a imunização dos idosos de 90 anos ou mais.

No entanto, em Curitiba, elas serão direcionadas somente aos idosos com 90 anos ou mais e acamados. Se sobrarem doses a imunização será ampliada aos demais idosos, escalonados por faixa etária.

Curitiba aplicou, até este sábado (06), 44.235 doses da vacina. Foram vacinados 4.451 moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência; 73 indígenas; 128 vacinadores; e 39.583 profissionais dos serviços de saúde da cidade.

A população paranaense com 90 anos ou mais é estimada pelo Ministério da Saúde em 50.889. De acordo com avaliação do MS, foi observado sobrerisco para óbito por Covid-19 relacionado à faixas etárias mais avançadas, chegando a 8,5 para hospitalização e 18,3 para óbito entre os idosos com 90 anos ou mais.

Fotos Eduardo Matysiak