Saúde

Londrina antecipa início da vacinação infantil contra a Covid-19 para este sábado (15)

Pais de crianças, entre cinco e 11 anos, que já foram cadastradas devem ficar atentos às datas

Bruna
Bruna Melo / Repórter
Londrina antecipa início da vacinação infantil contra a Covid-19 para este sábado (15)
(Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

14 de janeiro de 2022 - 10:29 - Atualizado em 14 de janeiro de 2022 - 19:12

Após anunciar que a vacinação contra a Covid-19 em crianças iria começar na próxima segunda-feira (17), a Secretaria de Saúde de Londrina antecipou a data para este sábado (15). As aplicações serão no Laboratório Municipal de Análises Clínicas (CENTROLAB), na rua Benjamin Constant, nº 500, para a faixa etária de 5 a 11 anos com comorbidades.

De acordo com Felippe Machado, secretário municipal de Saúde, 16 mil crianças, entre cinco e 11 anos, estão cadastradas no plano de vacinação. As primeiras a serem vacinadas serão aquelas com comorbidades e que tiveram a liberação autorizada. Em seguida, a vacinação segue em ordem decrescente de idade. Para fazer o cadastro, acesse o site da Prefeitura.

Para a liberação, nesta sexta-feira (14) e neste sábado (15), pais ou responsáveis de crianças cadastradas como público com comorbidades devem entregar envelope com comprovantes das condições à Secretaria Municipal de Saúde (Av. Theodoro Victorelli, nº 103). O horário é das 7h às 14h.

Caso o paciente tenha comorbidades, mas o cadastro não foi feito com esta referência, o responsável deve levar mesmo assim a documentação ao endereço. Se comprovada a condição, a equipe da Saúde fará a mudança no cadastro.

Para que menores de idade sejam imunizados, é necessário apresentar um termo de consentimento assinado pelo pai ou responsável. O documento está disponível clicando aqui.

A orientação é que a vacina do novo coronavírus em crianças seja aplicada com 15 dias de diferença entre outras vacinas da agenda infantil. No caso da vacina da gripe, não há problemas.