Saúde

Londrina abre cinco salas de vacinação contra Covid-19 neste sábado (29)

A imunização será aplicada em crianças com 8 anos ou mais, adolescentes, adultos e idosos

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Londrina abre cinco salas de vacinação contra Covid-19 neste sábado (29)
(Foto: Vivian Honorato/Arquivo)

28 de janeiro de 2022 - 19:38 - Atualizado em 28 de janeiro de 2022 - 19:38

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, no norte do estado, informou que, neste sábado (29), abrirá cinco salas de vacinação contra a Covid-19. A imunização será destinada a crianças, adolescentes, adultos e idosos e acontecerá no Centro de Imunização da Zona Norte, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Alvorada, Jardim do Sol, Eldorado e Ouro Branco. De acordo com a prefeitura, no domingo (30), a vacinação ocorrerá somente no Centro de Imunização.

No município, atualmente, podem receber as vacinas crianças a partir de 8 anos. Já as crianças com deficiência permanente ou comorbidades estão sendo vacinadas a partir dos cinco anos, mas para isso é necessário enviar a documentação comprobatória para validação do cadastro como grupo prioritário.

O município informou que, todos que ainda não receberam as doses, incluindo as de reforço, devem fazer o agendamento prévio pelo Portal da Prefeitura e, no local e horário agendados, comparecer com um documento pessoal de identificação (RG, CNH ou, no caso de crianças, certidão de nascimento), o comprovante de agendamento com QR Code emitido no site, mais a carteira de vacinação (para segunda ou terceira dose).

Atendimento médico

Por conta do alto índice de transmissão do novo coronavírus, a SMS disponibilizará, neste final de semana, três unidades exclusivas para atender os pacientes com sintomas respiratórios. Excepcionalmente, a UBS da Vila Casoni estará aberta no sábado (29), das 7h às 19h, para atender a população com quadros gripais.

No sábado (29) e domingo (30), funcionarão normalmente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Sabará, com o Centro de Triagem, e o Pronto Atendimento do Leonor, que são referência para quadros respiratórios e ficam abertas todos os dias, 24 horas.

O município informou que pacientes com exame positivo para Covid-19, que estejam sem sintomas ou com quadros leves, sem sinais de alerta como falta de ar, febre alta e fadiga, podem fazer o atendimento por telemedicina. A Prefeitura disponibiliza o Disque-Covid (0800-400-1234) para triagem e agendamento da teleconsulta, que será realizada por médico da rede municipal. O Disque-Covid funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Unidades respiratórias:

Sábado (29)

  • UPA Sabará (24 horas) – Avenida Arthur Thomas, 2.390
  • PA Leonor (24 horas) – Rua Aroeira, 284
  • UBS Vila Casoni (7h-19h) – Avenida Dez de Dezembro, 580

Domingo (30)

  • UPA Sabará (24 horas)
  • PA Leonor (24 horas)
Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.