Saúde

Idosa de 68 anos morre por dengue em Rolândia, no norte do PR

Idosa internou no dia 29 de abril e morreu 12 dias depois

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da prefeitura de Rolândia
Idosa de 68 anos morre por dengue em Rolândia, no norte do PR
(Foto: Ilustração/ Pixabay)

16 de maio de 2022 - 22:06 - Atualizado em 16 de maio de 2022 - 22:06

A Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia, no norte do Paraná, confirmou um óbito por dengue no município. É uma senhora de 68 anos, moradora do Bairro Santiago. A paciente apresentava comorbidades, dentre as quais doença renal crônica, e teve os sintomas iniciais de dengue no dia 29 de abril. A mulher faleceu no dia 12 de maio, no Hospital Evangélico de Londrina.

A Secretaria de Saúde informou que tem concentrado esforços no combate a dengue e as outras arboviroses trasmitidas pelo vetor Aedes aegypti, dentre os quais se destacam a reposição da equipe de Agentes de Endemias Municipal (ACE), educação em saúde em escolas do município, coleta direcionada de criadouros do Aedes em regiões com maior índice de proliferação, procedimentos administrativos e multas, além do trabalho diuturno de campo executado pelos ACE.

Cuidados em casa

A população deve fazer sua parte no combate ao vetor, mantendo os quintais limpos, sem acúmulo de lixo, pneus, garrafas e outros objetos que possam acumular água. Calhas, marquises e ralos devem ser verificados e limpos rotineiramente.

Pratinhos de plantas devem preferencialmente ser eliminados. Quando mantidos, devem permanecer com areia grossa até as bordas ou serem lavados com água, bucha e sabão semanalmente, para eliminar ovos do mosquito. Denúncias e soluções de dúvidas sobre o combate ao Aedes Aegypti podem ser efetivadas pelo número (43) 3906-1126.