Notícias

Gengiva inflamada pode trazer risco de morte; alerta para saúde bucal

A endocardite infecciosa é uma doença causada por micro-organismos que invadem a corrente sanguínea e se instalam em áreas danificadas do revestimento interno do coração

Lais
Lais Andrade
Gengiva inflamada pode trazer risco de morte; alerta para saúde bucal

27 de janeiro de 2020 - 00:00 - Atualizado em 27 de janeiro de 2020 - 00:00

Recentemente, um bombeiro precisou ser submetido à uma cirurgia cardíaca após contrair uma grave infecção no coração, causada após um pedaço de pipoca ficar presa entre os dentes. (Veja a matéria completa)

Nem sempre damos a real importância para algumas coisas que consideramos simples na vida, como a saúde bucal. Confira algumas dicas importantes para evitar estes ricos!

Falta de cuidado com a saúde bucal pode causar sérios danos ao organismo

O Cirurgião Bucomaxilofacial Arthur Berny Castellano alerta que o caso do bombeiro é real, e que a endocardite infecciosa é uma doença causada por micro-organismos que invadem a corrente sanguínea e se instalam em áreas danificadas do revestimento interno do coração (endocárdio), em válvulas cardíacas defeituosas, próteses cardíacas e em grandes artérias.

O fato de o britânico ter usado vários objetos pontiagudos para tentar remover a casquinha de pipoca da gengiva propiciou uma porta de entrada para as bactérias, que aderiram, colonizaram o coração e desenvolveram a endocardite infecciosa. Dr. Arthur Castellano alerta ainda que as bactérias mais frequentemente associadas a esse tipo de doença são do gênero Streptococcus e Staphylococcus, comumente encontradas na vasta comunidade microbiana da cavidade oral.

pipoca-presa-no-dente

(FOTO: SWNS:SOUTH WEST NEWS SERVICE)

“A existência dessas bactérias não é para alarmar ninguém, uma vez que em situações de equilíbrio e saúde, elas não provocam qualquer tipo de doença, entretanto, a falta de higiene e a presença de doenças na cavidade oral, como gengivite e periodontite oportunizam a ocorrência de infecções locais por estas bactérias, ou, caso atinjam a corrente sanguínea (bacteremia) podem ocasionar infecções à distância”, explica o cirurgião.

Alerta para as pessoas que não cuidam adequadamente de sua higiene bucal

O alerta é maior para as pessoas que pouco cuidam ou não tomam os devidos cuidados para uma saúde bucal adequada. A visita regular ao Cirurgião-Dentista e a higiene bucal são essenciais para a prevenção destes casos mais extremos.

Vale ainda ressaltar que em casos de alimentos presos como milho de pipoca nos dentes, o procedimento correto é o uso da própria escova dental, do fio dental ou de aparelhos caseiros de irrigação oral, que provavelmente resolveriam o caso.