Saúde

Especialista afirma que a próxima pandemia pode ser mais letal

“Pode ser mais contagioso, ou mais letal, ou ambos” afirmou a criadora da vacina AstraZeneca

Carol
Carol Machado / Produtora
Especialista afirma que a próxima pandemia pode ser mais letal
Próxima pandemia pode ser mais letal garante especialista (Foto: Getty Images)

6 de dezembro de 2021 - 16:45 - Atualizado em 6 de dezembro de 2021 - 16:45

A pandemia causada pelo coronavírus já matou mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com a especialista Dame Sarah Gilbert, o pesadelo está longe de acabar, além disso, ela afirma que a próxima pandemia pode ser ainda mais letal.

De acordo com o The Guardian, a variante Ômicron já foi detectada em mais de 30 países, a nova variante do vírus está se espalhando rapidamente no Reino Unido, até o momento a região conta com 246 casos registrados da doença.

“Esta não será a última vez que um vírus ameaça nossas vidas e nosso sustento”, disse ela. “A verdade é que o próximo poderia ser pior. Pode ser mais contagioso, ou mais letal, ou ambos. ”

disse Dame.

Gilbert, é professora de vacinologia da Universidade de Oxford, cuja equipe desenvolveu a vacina contra a Covid-19, que é usada em 170 países.

A profissional fez um alerta para a população.

“Até que saibamos mais, devemos ser cautelosos e tomar medidas para desacelerar a disseminação desta nova variante.”

Contudo, o Dr. Anthony Fauci, especialista em doenças infecciosas, disse à CNN que “até agora, não parece haver um grande grau de gravidade”, mas ressalta que é cedo para tirar qualquer tipo de conclusão definitiva sobre a doença e que mais estudos são necessários.