A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Cascavel, no Oeste do Paraná, declarou, na manhã desta quarta-feira (13), estado de epidemia de dengue no município. O boletim semanal aponta que já são 1.116 casos registrados no atual ano epidemiológico. Outros 2.746 casos suspeitos aguardam resultado ou coleta de exames.

O secretário de Saúde, Miroslau Bailak, destaca a preocupação com os novos criadouros.

“Se a gente interromper o ciclo do mosquito nós não teremos a fêmea contaminada transmitindo seus ovos contaminados, replicando e aumentando esses casos para  nossa população”, enfatiza.

Miroslau Bailak -secretário de Saúde

A preocupação maior é com a sobrecarga de atendimento, tanto na atenção primária, quanto na urgência. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que normalmente atendem, cada uma, em média 220 pacientes diários, teve o dobro de atendimentos nas últimas semanas, chegando a 450. Grande parte desses atendimentos são de pessoas com sintomas de dengue.

A diretora de Vigilância em Saúde, Rozane Campiol, reforça que os cuidados precisam ser intensificados. 

“Foi feita uma ação local nos bairros com maior incidência e a gente observa uma diminuição de casos,  porém outros bairros começam a aparecer com maior incidência de casos.

Rozane Campiol – diretora de Vigilância em Saúde

Na manhã desta quarta-feira (13) a equipe de jornalismo da RICtv foi até o pátio de veículos aprendidos do Detran, após uma denúncia, e localizou várias larvas do mosquito em carcaças de carros.

Apesar do cenário realmente preocupante, dados divulgados pela central de endemias de Cascavel, apontam que o maior problema não está no pátio, já que a maioria dos criadouros ainda tá dentro das casas.

“Nosso maior problema está nas casas, onde as pessoas saem para trabalhar, deixam a casa sozinha, e no fim de semana não faz a vistoria e acaba aguardando o dia que o agente vai.”

Ana Paula Barbosa – coordenadora endemias

Confira a reportagem completa no Balanço Geral:

Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!

13 abr 2022, às 13h40. Atualizado em: 28 abr 2022 às 14h46.
Mostrar próximo post
Carregando