A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba suspendeu a vacinação de crianças contra a Covid-19 nesta sexta-feira (28). O objetivo é reorganizar o fluxo de convocação.

Nos  últimos dois dias houve um grande aumento da procura por crianças fora da faixa etária convocada no dia. Na quarta-feira (26) foram 2.100 crianças fora da data e nesta quinta-feira (27) mais 2.300 que não faziam parte do público previsto.

“Esse aumento da demanda de pessoas não programadas para receber a vacina dificulta o trabalho e planejamento das equipes, por isso optamos em mudar a estratégia da vacinação”,

explicou a Secretária Municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Vacinação infantil na segunda (31) e terça (1º)

A vacinação será retomada na próxima segunda-feira (31) e será feita de forma escalonada, por data de nascimento. Na segunda-feira (31) poderão receber a primeira aplicação as crianças nascidas entre 1º de janeiro e 30 de junho em 2014. Na terça-feira (1º), serão atendidas as crianças nascidas entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2014.

Repescagem

Nos dias de convocação de nova faixa etária não haverá repescagem para as crianças que já foram convocadas e não compareceram na data correta.

A secretaria estabelecerá dias específicos de repescagem. Aqueles que perderam a data da vacinação deverão, portanto, aguardar a nova convoção.

Locais de vacinação

A SMS destinou dez unidades exclusivas para vacinação para crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com atendimento das 8h às 17h. Os espaços  contam com profissionais, estrutura e logística adequados ao melhor fluxo da aplicação das doses. Confira os endereços no site Imuniza Já, na aba “Locais de vacinação”. 

A convocação do público para receber a vacina segue critérios como a  disponibilidade de doses e a capacidade de atendimento dos pontos de vacinação.

Orientação para a vacinação

A SMS orienta para que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no Aplicativo Saúde Já, essa ação agiliza o fluxo da vacinação. Crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas. 

No dia da vacinação é necessário que a criança esteja acompanhada de um familiar ou responsável para a assinatura do termo de consentimento.

Também deverá ser apresentado documento de identificação e CPF da criança, documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do responsável pela criança. 

As orientações detalhadas e a relação das comorbidades pode ser conferida no “Pequeno Manual para vacinação das crianças de 5 a 11 anos em Curitiba”.

Policial, serviços, política, saúde, economia… Tem isso e tudo o que acontece no Paraná no RIC Mais. Clique aqui e mande sua sugestão de pauta.

27 jan 2022, às 19h12. Atualizado às 19h57.
Mostrar próximo post
Carregando