Curitiba poderá ter lockdown na próxima quarta-feira (19). A possibilidade foi anunciada pela secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, na tarde desta quinta-feira (13).

São vários fatores que vem fazendo a equipe de saúde da capital a ventilar a possibilidade. A primeira delas é que subiu muito a taxa de transmissão do novo coronavírus. Há três semanas, essa taxa era de 0,7. Agora, ela já está em 1,06, ou seja, cada 100 pessoas transmitem a doença para outras 106.

Há também o aumento nas internações e o aumento da positividade dos testes de coronavírus. Na semana passada, apenas 30% das pessoas que faziam testes tinham resultado positivo. Nesta quinta-feira (13), a positividade já chega a 40%.

“E temos também percebido o aumento de pacientes procurando as UPAs com quadros sintomáticos respiratórios“, disse Huçulak, que ainda reforçou que a prorrogação da bandeira laranja em Curitiba é de apenas uma semana, justamente para que a Secretaria de Saúde reavalie a situação na próxima quarta-feira e decida se será necessário ou não um novo lockdown (bandeira vermelha).

“É horrível, uma medida que não gostamos de tomar. Mas se não houver mudança neste perfil de crescimento que estamos vendo, talvez venha o lockdown”, disse a secretária.

https://ric.com.br/noticias/coronavirus/

13 maio 2021, às 19h56.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 17h20 RIC Notícias Live
  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
Mostrar próximo post
Carregando