Saúde

Curitiba começa a aplicar 4° dose da vacina anticovid a partir de segunda (17)

O público alvo são imunossuprimidos com 18 anos ou mais, que tomaram a terceira dose há quatro meses

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais com informações da Sesa
Curitiba começa a aplicar 4° dose da vacina anticovid a partir de segunda (17)
Curitiba passa a aplicar 4° dose da vacina anticovid a partir de segunda (17) (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

14 de janeiro de 2022 - 15:40 - Atualizado em 14 de janeiro de 2022 - 15:41

A partir de segunda-feira (17), Curitiba começará a aplicar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com imunossupressão que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a dose de reforço.

A medida faz parte da norma técnica do Ministério da Saúde. Entre os que poderão receber o imunizantes, estão pessoas com 18 anos ou mais que realizam quimioterapia para câncer, pacientes em hemodiálise, pessoas com imunodeficiência primária grave, HIV ou AIDS e transplantados.

De acordo com a prefeitura, a estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é de que 5.222 habitantes estarão elegíveis para receber a dose extra na próxima semana. Conforme o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma a segunda dose de reforço para pessoas imunocomprometidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo. 

A quarta dose amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Convocação

Os que se encaixam no perfil do público-alvo serão convocados pelo aplicativo Saúde Já, no qual receberão uma mensagem de alerta pelo aplicativo informando o direito à dose extra e a data da aplicação. Quem não puder comparecer na data da convocação poderá buscar os pontos de vacinação para receber a vacina na repescagem contínua.

Orientação

A recomendação do ministério é que para a dose extra deverá ser utilizada preferencialmente a vacina da Pfizer, de tecnologia de RNA mensageiro. De maneira alternativa, poderá ser aplicada vacina de vetor viral, da Janssen ou AstraZeneca. Para receber a quarta dose basta procurar um dos pontos de vacinação da cidade, das 8h às 17h, e levar um documento de identificação com foto, CPF e apresentar a convocação.

Pontos de vacinação

Segundo a Prefeitura de Curitiba, os locais de vacinação podem sofrer alterações de acordo com o público estimado para receber vacina a cada dia. Antes de procurar uma unidade, confira as que farão a aplicação no site Imuniza Já.

Cronograma para a quarta dose

  • Segunda-feira, 17 de janeiro: imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço até 19 de setembro;
  • Terça-feira, 18 de janeiro: imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço até 20 de setembro;
  • Quarta-feira, 19 de janeiro: imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço dose até 21 de setembro;
  • Quinta-feira, 20 de janeiro: imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço até 22 de setembro;
  • Sexta-feira, 21 de janeiro: imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço até 23 de setembro.
Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.