por Redação RIC.com.br
com informações da Prefeitura de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba informou, nesta quinta-feira (27), que decidiu prorrogar por mais sete dias a bandeira amarela na capital. Com a prorrogação das medidas, segue valendo a regra de limitação de público, em que a ocupação não deve ultrapassar 70% da capacidade prevista no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB).

A medida visa reduzir o rico de contaminação pelo coronavírus e pela contaminação pela Influenza (H3N2).

A Prefeitura também recomendou o trabalho remoto para evitar a proliferação da doença.

Ainda conforme a prefeitura, embora a cidade viva um cenário de recorde diários de novos casos de Covid-19 e tenha atingido o maior índice de positividade desde o início da pandemia, 45,9%, a alta cobertura vacinal e o perfil da variante Ômicron têm feito com que os casos sejam menos agressivos.

Um levantamento feito pelo centro de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde mostrou uma redução de 97,3% da letalidade da Covid-19, com o avanço da vacinação. Antes da vacinação, a taxa de letalidade média da doença na população geral era de 2,2%.

“A melhor intervenção nesse contexto dessa nova pandemia é quebrar a cadeia de transmissão por meio do isolamento das pessoas sintomáticas. Essa é a ação que pode nos permitir não necessitar de medidas restritivas na cidade”,

explicou o diretor da epidemiologia, Alcides Oliveira.

Maior vulnerabilidade

Os internamentos de maior gravidade têm se concentrado em pessoas mais vulneráveis, público de maior idade, principalmente acima de 80 anos. Nessa faixa etária, dos que testam positivo, atualmente 12% tem necessitado internamento, antes da vacinação o número era cinco vezes maior, 60% internavam.

Números

O Boletim da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba informou que, até quarta-feira (26), existem 12.381 casos ativos de Covid-19 em Curitiba. Ainda de acordo com o boletim, 3.756 novos casos e nove óbitos pela doença foram registrados.

Ainda na quarta, o Governo do Estado reativou mais 152 leitos para atendimento preferencial à Covid-19 e H3N2. Nesta reabertura são 142 enfermarias e 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que se somam aos leitos já reabertos desde sábado (22), totalizando agora 609 UTIs e 948 enfermarias.

Balanço da vacina

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, vacinou 1.608.333 pessoas com a primeira dose ou a dose única (Janssen) da vacina anticovid. O número registrado corresponde a 82,5% de toda a população da capital. Em relação à população completamente imunizada com duas doses ou dose única, a cobertura chega a 76,9%.

Até o momento Curitiba já aplicou 3.637.577 unidades do imunizante, sendo 1.569.961 primeiras doses e 1.460.345 segundas doses; 38.372 doses únicas e 568.899 doses de reforço (3ª e 4ª doses).

Registrou um flagrante? Mande para o WhatsApp do RIC Mais. Clique aqui e faça o portal com a gente!

27 jan 2022, às 16h43. Atualizado às 16h55.
Mostrar próximo post
Carregando