Saúde

Covid-19: Curitiba divulga novo cronograma de vacinação infantil

Vacinação das crianças seguirá de forma escalonada por data de nascimento

Isadora
Isadora Deip / Estagiária com informações da Prefeitura de Curitiba e supervisão de Caroline Berticelli
Covid-19: Curitiba divulga novo cronograma de vacinação infantil
(Foto: Lívia Oliveira/RICtv Londrina)

25 de janeiro de 2022 - 19:07 - Atualizado em 25 de janeiro de 2022 - 19:07

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba informou, nesta terça-feira (25), que irá ampliar a vacinação infantil contra a Covid-19 devido à chegada de nova remessa de imunizantes pediátricos. A vacinação das crianças será organizada por data de nascimento. Entre quarta (26) e sexta-feira (28), poderão receber a primeira dose crianças nascidas em 2012, 2013 e 2014. (Confira o cronograma abaixo)

Locais de vacinação

O atendimento infantil seguirá em dez Unidades de Saúde exclusivas, das 8 às 17 horas. Os endereços podem ser conferidos no site Imuniza Já.

As crianças que já foram convocadas e não compareceram na data também poderão receber a primeira aplicação.

A ampliação para outras faixas etárias varia conforme o estoque de imunizantes pediátricos ou da chegada de novos lotes.

Orientação

A SMS recomenda que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no Aplicativo Saúde Já, para agilizar o fluxo da vacinação. Crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas.

No dia da vacinação, a criança precisa estar acompanhada de um familiar ou responsável para a assinatura do termo de consentimento.

Também deverá ser apresentado documento de identificação e CPF da criança, documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do responsável pela criança.

Recomendações

A vacina contra a Covid-19 para crianças não deve ser aplicada de forma simultânea com imunizantes para outras doenças. A recomendação é que haja um intervalo de 15 dias entre as vacinas.

Crianças que testaram positivo para a doença devem aguardar um intervalo de 30 dias após a data de início dos sintomas para receber o imunizante.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que a vacinação das crianças com 5 anos e das imunossuprimidas de qualquer idade deve ser feita exclusivamente com o imunizante pediátrico da Pfizer.

Cronograma de vacinação das crianças

  • 26/1 (quarta-feira) – Crianças nascidas em 2012;
  • 27/1 (quinta-feira) – Crianças nascidas em 2013;
  • 28/1 (Sexta-feira) – Crianças nascidas em 2014.
Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.