Apucarana, Cambé, Ibiporã e Rolândia, todas no norte do Paraná, seguiram o Decreto Estadual n° 10.596 e liberaram o uso de máscaras em locais fechados. A medida foi assinada pelo Governador Carlos Massa Ratinho Júnior na terça-feira (29).

Continua sendo necessário, ainda, o uso de máscaras em locais que prestam serviços de saúde, transporte público e aqueles que estiverem com sintomas da Covid-19. Arapongas, na mesma região do Estado, já havia liberado o uso de máscaras em locais abertos e fechados desde o dia 9 de março.

O uso obrigatório de máscaras foi determinado no dia 28 de abril de 2020. A mudança, 28 meses após a medida, leva em conta a queda dos casos de Covid-19 no Estado e a taxa de vacinação. 

No Paraná, quase 80% da população está com a cobertura vacinal completa e mais de 4 milhões de pessoas receberam a dose de reforço. Também houve redução no número de mortes e de casos mais graves da doença. A média móvel de casos caiu 54% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 75% no mesmo período. A ocupação nas UTIs está em 33% e a taxa de transmissão é de 0,92, abaixo de 1, com tendência de queda.

UEL

Apesar do decreto e da liberação em Londrina, o uso de máscaras em locais fechados continua obrigatório na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Conforme o vice-reitor da UEL e coordenador do Sub Grupo de Acompanhamento da Covid-19 na instituição, Décio Sabbatini Barbosa, “depois de tanto esforço, optamos por manter a cautela nesse momento, observando dados técnicos, números e tabulando todas as informações”.

Quer mandar uma sugestão de pauta pro RIC Mais? Descreva tudo e mande suas fotos e vídeos pelo WhatsApp, clicando aqui.

30 mar 2022, às 14h40. Atualizado às 17h55.
Mostrar próximo post
Carregando